Região do Jardim do Lago recebe ação preventiva contra a COVID-19

Publicada em 24/10/2020 às 12:04

A Nova UBS Jardim do Lago recebeu na manhã deste sábado (24), das 8h às 13h, mais uma ação preventiva contra a COVID-19, determinada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí.

Sessenta pessoas, entre profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e estagiários de faculdades parceiras, fizeram testes rápidos e o teste RT-PCR nos presentes para detectar a doença. Os moradores da Região também foram orientados a manter o distanciamento social, o uso de máscaras e os hábitos de higiene das mãos com álcool em gel e água e sabão.

Cerca de 200 munícipes foram à Unidade Básica de Saúde do bairro, passaram pela triagem e receberam folhetos explicativos para se prevenir da doença e saber como devem proceder se apresentarem sintomas (febre, perda de olfato e paladar e dificuldade para respirar).

Fernanda fez o teste rápido neste sábado, que deu negativo para a COVID-19
Fernanda fez o teste rápido neste sábado, que deu negativo para a COVID-19

“É importante a população fazer o exame e receber as orientações sobre o Novo Coronavírus, que nem sempre se manifesta. É uma doença silenciosa, que ainda não acabou e pode piorar se os cuidados necessários não forem mantidos”, destacou a estudante Fernanda dos Santos Francischinelli Araújo, residente no Jardim do Lago, um dos bairros com maior número de infectados desde o começo da pandemia.

A estudante fez o teste rápido e ficou satisfeita ao saber que ele deu negativo. “A síndica do meu prédio soube da ação preventiva aqui na UBS e pediu para que os condôminos comparecessem para fazer o teste, pois está marcada para os próximos dias uma reunião de moradores no prédio”, completou Fernanda.

Morador realiza teste rápido na UBS do Jardim do Lago
Morador realiza teste rápido na UBS do Jardim do Lago

Renata Piffer Pereira, apoiadora técnica de atenção básica da UGPS, disse que foi feito um trabalho prévio de divulgação desta ação no Jardim do Lago. “O RT-PCR foi feito em indivíduos sintomáticos; já o teste rápido, em todos que vieram à UBS. Foi positivo vermos os moradores agindo de forma preventiva e relatando que estão mantendo os cuidados para que não sejam infectados”, revelou Renata.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/10/24/regiao-do-jardim-do-lago-recebe-acao-preventiva-contra-a-covid-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original