Unidades dos Cras de Jundiaí sobem em avaliação do Ministério da Cidadania
Publicada em 26/11/2020 às 10:27Os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) tiveram melhorias em sua avaliação pelos índices de desenvolvimento dos Cras (IDCRAS) estabelecidos pelo Ministério da Cidadania (MC). A média municipal sintética saltou de 2,33 em 2017 para 2,78 em 2018, até atingir o valor de 2,94 no ano passado, conforme divulgado pelo MC.
O IDCRAS visa demonstrar de forma aproximada e comparativa a qualidade dos Cras nos Municípios e nortear as implementações de políticas socioassistenciais pelo país. Os indicadores levam em conta três dimensões para avaliação: estrutura física, recursos humanos e os serviços e benefícios oferecidos.
Na dimensão estrutura física são avaliadas a estrutura do espaço, bem como a oferta de salas para atendimento, a acessibilidade e a disponibilidade de equipamentos e veículos. Pela dimensão recursos humanos são aferidos o quantitativo da equipe e as presenças e características de profissionais com nível Superior em determinadas áreas. E, por fim, na modalidade serviços e benefícios são levados em conta as ofertas das atividades ligadas aos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como a capacidade de articulação do Cras com outras políticas públicas, como Saúde e Educação.
Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, a melhora nos índices resulta dos investimentos na Proteção Social Básica pela Prefeitura. “Desde 2017 a UGADS vem trabalhando com os índices apontados por pesquisas de sondagem internas tanto das demandas dos trabalhadores da rede quanto dos usuários do serviço. Desse posicionamento resultaram diversas melhorias, como a reforma completa do Cras Tamoio, a mudança do Cras Santa Gertrudes de um imóvel alugado para um próprio, a transferência do Cras São camilo para um prédio maior e melhor, a implantação dos atendimentos descentralizados semanais do Cadastro Único e a criação do Criju Itinerante nos bairros – atualmente interrompido por conta da pandemia -, para que o serviço chegasse até a população idosa”.
Vera Lúcia Oliveira, de 67 anos, é usuária do Cras Novo Horizonte, cuja pontuação no IDCRAS do ano passado supera a média municipal, atingindo a marca dos 3,67 pontos. Pelo equipamento ela recebe as cestas verdes do Banco de Alimentos municipal e participa do SCFV, oferecido pelo Cras em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC) do bairro. “Tenho acompanhamento do Cras há mais de dez anos e posso afirmar que não acessaria uma porção de outros serviços se não fosse pela atenção e dedicação dos funcionários”, afirma Vera, ansiosa pela retomada das atividades presenciais para idosos. “Já fizemos excursão ao Parque da Cidade, ao Jardim Botânico e a uma degustação nas adegas da Rota dos Vinhos, por exemplo”.
Outra usuária dos mesmos serviços é Marina Gonçalves Neto, de passagem pelo Cras na manhã desta quarta-feira (04) para atualização de seu Cadastro Único. “Aqui eu sou muito bem assistida. Foi graças ao empenho dos funcionários daqui que consegui alguns benefícios que muito me auxiliam, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A pandemia muito isso um pouco, mas eu passava mais tempo fora de casa, participando dos grupos de crochê, bordado e pintura, do que em casa”, comenta dona Marina, saudosa da viagem que fez ao Guarujá em outubro do ano passado pela Prefeitura, dia em que viu o mar pela primeira vez na vida.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original