Unidades dos Cras de Jundiaí sobem em avaliação do Ministério da Cidadania

Publicada em 26/11/2020 às 10:27

Os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) tiveram melhorias em sua avaliação pelos índices de desenvolvimento dos Cras (IDCRAS) estabelecidos pelo Ministério da Cidadania (MC). A média municipal sintética saltou de 2,33 em 2017 para 2,78 em 2018, até atingir o valor de 2,94 no ano passado, conforme divulgado pelo MC.

O IDCRAS visa demonstrar de forma aproximada e comparativa a qualidade dos Cras nos Municípios e nortear as implementações de políticas socioassistenciais pelo país. Os indicadores levam em conta três dimensões para avaliação: estrutura física, recursos humanos e os serviços e benefícios oferecidos.

Na dimensão estrutura física são avaliadas a estrutura do espaço, bem como a oferta de salas para atendimento, a acessibilidade e a disponibilidade de equipamentos e veículos. Pela dimensão recursos humanos são aferidos o quantitativo da equipe e as presenças e características de profissionais com nível Superior em determinadas áreas. E, por fim, na modalidade serviços e benefícios são levados em conta as ofertas das atividades ligadas aos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como a capacidade de articulação do Cras com outras políticas públicas, como Saúde e Educação.

Idosa usando máscara , sentada em cadeira e apoiada em andador é atendida por outra mulher usando máscara, sentada defronte a um computador com planilha na tela
Dona Vera é usuária do Cras Novo Horizonte, um dos mais bem pontuados do Município.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, a melhora nos índices resulta dos investimentos na Proteção Social Básica pela Prefeitura. “Desde 2017 a UGADS vem trabalhando com os índices apontados por pesquisas de sondagem internas tanto das demandas dos trabalhadores da rede quanto dos usuários do serviço. Desse posicionamento resultaram diversas melhorias, como a reforma completa do Cras Tamoio, a mudança do Cras Santa Gertrudes de um imóvel alugado para um próprio, a transferência do Cras São camilo para um prédio maior e melhor, a implantação dos atendimentos descentralizados semanais do Cadastro Único e a criação do Criju Itinerante nos bairros – atualmente interrompido por conta da pandemia -, para que o serviço chegasse até a população idosa”.

Vera Lúcia Oliveira, de 67 anos, é usuária do Cras Novo Horizonte, cuja pontuação no IDCRAS do ano passado supera a média municipal, atingindo a marca dos 3,67 pontos. Pelo equipamento ela recebe as cestas verdes do Banco de Alimentos municipal e participa do SCFV, oferecido pelo Cras em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC) do bairro. “Tenho acompanhamento do Cras há mais de dez anos e posso afirmar que não acessaria uma porção de outros serviços se não fosse pela atenção e dedicação dos funcionários”, afirma Vera, ansiosa pela retomada das atividades presenciais para idosos. “Já fizemos excursão ao Parque da Cidade, ao Jardim Botânico e a uma degustação nas adegas da Rota dos Vinhos, por exemplo”.

Outra usuária dos mesmos serviços é Marina Gonçalves Neto, de passagem pelo Cras na manhã desta quarta-feira (04) para atualização de seu Cadastro Único. “Aqui eu sou muito bem assistida. Foi graças ao empenho dos funcionários daqui que consegui alguns benefícios que muito me auxiliam, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A pandemia muito isso um pouco, mas eu passava mais tempo fora de casa, participando dos grupos de crochê, bordado e pintura, do que em casa”, comenta dona Marina, saudosa da viagem que fez ao Guarujá em outubro do ano passado pela Prefeitura, dia em que viu o mar pela primeira vez na vida.

Dona Marina resgata na reportagem da TVTEC a viagem que fez ao Guarujá no ano passado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/11/26/unidades-dos-cras-de-jundiai-sobem-em-avaliacao-do-ministerio-da-cidadania/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original