Conselho de Cultura faz balanço de Conferência e convida população para assembleia anual

Publicada em 27/11/2020 às 19:10

Com a participação popular na Política Cultural como tema, o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) finalizou nessa quinta-feira (27) a Conferência Municipal de Cultura deste ano, com a palestra sobre os Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura, com a doutora Inti Queiroz, pesquisadora, produtora e ativista cultural. Os encontros, realizados no formato de videoconferências, trataram de temas diversos, como a participação popular, o Plano Municipal de Cultura, noções de Orçamento Público, cidadania e participação, e contaram com participações de convidados especiais.

A coordenadora do CMPC, Rosana Congílio, faz um balanço positivo dos encontros. “O fato de não ter podido ser presencial trouxe uma limitação, mas saímos com um saldo positivo desta Conferência, cheio de propostas e com uma carta de intenção por parte de coletivos sobre o Plano Municipal da Cultura. Vejo uma evolução na participação popular e um vulto cada vez maior nas ações, que se refletem nas iniciativas também de cada uma das Câmaras setoriais. Precisamos que a população esteja próxima, pois assim conseguimos trabalhar para propor ações condizentes com os seus interesses e suas realidades.”

Para o gestor da Unidade Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, a Conferência cumpriu seu papel. “Além de discutir a participação popular, a Conferência também foi muito esclarecedora em dar diretrizes para a elaboração do tão importante Plano Municipal de Cultura. O Plano parecia estar ainda muito subjetivo na concepção das pessoas e a conferência ajudou a torná-lo mais concreto. Já tínhamos um primeiro desenho, graças a diversas iniciativas, como os resultados dos cadastros da lei Aldir Blanc, a pesquisa sobre hábitos culturais da população que realizamos, os fóruns descentralizados de Cultura e a minha participação na pós-graduação em Cultura – Plano e Ação pela Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP”.

Ainda segundo Marcelo, “a fala da doutora Inti Queiroz no encerramento ressaltou que algumas experiências nacionais de construções de Planos, não atenta às realidades locais, produziram planos ideias, mas impraticáveis. Jundiaí sai na frente, ciente de ter de construir algo, de forma alguma simplificado, mas realizável e articulado com a ampliação de políticas públicas”.

Todas as videoconferências podem ser consultadas no site da Cultura

Abertura da Conferência ficou por conta das falas da coordenadora do CMPC e do gestor da UGC

Mais ações do Conselho
Estão programadas mais ações do CMPC para a próxima semana. Na terça-feira (01), a partir das 19h, a Câmara Setorial de Literatura do CMPC promove, como iniciativa do Grupo de Estudos de Literatura Contemporânea, uma oficina sobre a vida e a obra da escritora, crítica literária, professora e tradutora Ana Cristina César. O encontro será mediado pela médica e escritora, Maria Beatriz Sayeg Freire. Os interessados deverão se inscrever gratuitamente enviando informações básicas (como nome completo, profissão e telefone para contato) para o e-mail gelcjundiai@gmail.com. Pelo e-mail será enviado, 30 minutos antes do início do encontro, o link para o encontro em plataforma online.

Já na quarta-feira (02), o CMPC realiza ainda a sua assembleia anual aberta. O encontro também será online, das 19h às 21h30, com a participação de artistas, representantes de entidades e territórios culturais, e a população em geral interessada. Os interessados devem enviar um e-mail para cmpcjundiai@gmail.com, até 30 minutos antes do início do encontro. Quem quiser acompanhar como espectador, poderá seguir as transmissões no Facebook do CMPC e da UGC.

Na assembleia serão apresentados os balanços das atividades realizadas no ano, as avaliações do conselho e as sugestões de melhoria e apresentação de propostas das Câmaras Setoriais à UGC. Também serão apresentados os balanços da UGC e do comitê atribuído por conta da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/11/27/conselho-de-cultura-faz-balanco-de-conferencia-e-convida-populacao-para-assembleia-anual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original