Prefeitura inaugura Residência Inclusiva para adultos, serviço inédito no Município

Publicada em 01/12/2020 às 17:24

Com a instalação da Residência Inclusiva pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Jundiaí passa a figurar entre os poucos Municípios do País a possuir um serviço de acolhimento institucional para adultos com deficiência.

 O serviço, de alta complexidade conforme tipificação pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), é voltado para pessoas entre 18 e 59 anos, preferencialmente egressos do serviço de acolhimentos para crianças e adolescentes e com diagnóstico de deficiências (intelectual, física, visual ou auditiva), desde que acompanhadas da incapacidade de autossustentabilidade e retaguarda familiar (vínculos familiares e comunitários existentes são mantidos).

Os encaminhamentos podem ser feitos tanto pelo Poder Judicial quanto pela rede socioassistencial, mediante avaliação prévia dos critérios de elegibilidade para o serviço. A residência fica localizada no bairro da Bela Vista e tem capacidade inicial para até dez acolhidos, em espaço com sala, três quartos, cozinha, área externa, banheiros e sala multiuso.

O serviço é vinculado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Já a gestão, feita por meio de chamamento público, está a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Pestalozzi de Sumaré, que disponibiliza no local mais de 20 funcionários (entre cuidadores, auxiliares, cozinheiros, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e coordenação).

Rapaz sorridente, sentado em cama arrumada, segurando violão.
Enquanto sonha com a carreira musical, Jair dos Santos, um dos primeiros acolhidos, aproveita para ensaiar com seu violão novo.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, destaca o ineditismo da Residência. “O serviço era muito aguardado no Município e é uma vitória tê-lo concretizado. A proposta é da Residência Inclusiva é trabalhar as potencialidades de cada um dos abrigados, de modo a adquirirem certa autonomia. É importante ressaltar que o serviço se trata de uma casa, onde são trabalhadas as perspectivas de inclusão, acesso geral e garantia de direitos. E para o trabalho em rede, a ideia é que os abrigados possam acessar os diversos serviços, como cultura, esporte, lazer, saúde e educação, de acordo com suas necessidades. Não se trata de uma instituição total, afinal esse é um paradigma já ultrapassado. Queremos promover uma real inserção na vida comunitária.”

O jovem Jair Santos, de 18 anos, é um dos acolhidos, junto com seu irmão João, um ano mais velho e que atualmente trabalha num restaurante de fast food. “De zero a dez, a nota que dou para o serviço é cem. No momento não trabalho, então ajudo a cuidar da arrumação da casa e dos jardins”. E compartilha dois sonhos. “Gostaria de virar ou mecânico de moto ou cantor de funk romântico, por isso estou aprendendo a tocar violão”, compartilha o jovem.

Outros acolhidos pelo serviço são os irmãos Pepe: Meiriane (49 anos), Marluci (45), Maurício (42) e Milton (39). A mais comunicativa do grupo, Marluci, também compartilha o dia a dia na casa. “Nossa rotina tem, além das tarefas domésticas, como arrumar o quarto, envolve muita criatividade, como pinturas e brincadeiras com massa de modelar. Temos também nosso tempo para cantar louvores. Enquanto nossa irmã toca, nós cantamos. Pela manhã, fazemos também a nossa caminhada matinal. Não vemos a hora de o vírus passar para podermos também ir ao shopping”.

Por conta da pandemia, os abrigados pelo serviço também são acompanhados pela Vigilância da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Mulher e homem sentado sobre sofá, com outra mulher em pé interagindo com teclado
Um dos passatempos favoritos dos irmãos Pepe é cantar louvores na sala da casa, ao som do teclado

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/01/prefeitura-inaugura-residencia-inclusiva-para-adultos-servico-inedito-no-municipio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original