EMEBs preparam surpresas para crianças em encerramento de ano letivo

Publicada em 05/12/2020 às 09:00

As crianças das Escolas Municipais de Jundiaí estão, ao longo das primeiras semanas de dezembro, realizando atividades alusivas ao encerramento do ano letivo de 2020. Ano marcado pela pandemia do Novo Coronavírus e adequações no sistema didático para  a proteção das crianças, suas famílias e servidores municipais, o formato da atividade foi modificado para se adequar à realidade das famílias.

Na EMEB Brígida Gatto Rodrigues, no Jardim Bonfiglioli, por exemplo, foi feito um ‘drive-thru’ com entrega de lembranças elaboradas pela equipe da unidade. A pequena Laura Herman de Moraes , 3 anos, ficou toda animada com a ida à escola, mesmo sendo a visita feita no carro. “A Laura estava bem ansiosa. Eu contei para ela hoje que íamos até a escola buscar uma lembrancinha que a professora tinha feito para ela. Expliquei que hoje era um ‘drive-thru da saudade’. Que ela ia ver do carro todos da escolinha. Que não ia poder tirar a máscara e do carro ia pegar o presente, Ela ficou muito feliz”, contou a mãe, Raquel Cristine Herman de Moraes.

Laura, 3 anos, ficou ansiosa para ir até a escola e receber a lembrança da equipe

Para a diretora da EMEB, que atende crianças entre 4 meses até 3 anos, Claudia de Oliveira Campos Souza, levar um pouco da escola para a casa das crianças. “Nosso objetivo era rever as crianças, as famílias e entregar algo físico para elas, que pudessem tocar. Tudo foi feito com todo o cuidado necessário. Fizemos em sistema drive. Cada grupo recebeu uma cada grupo recebeu uma lembrança, sendo elas um cesto dos tesouros, uma caixa com toquinhos de madeira e uma caixa com elementos da natureza”, explica a diretora, lembrando que a unidade está ligada ao bosque disponível no bairro.

Visita foi organizada de forma escalonada, com poucas crianças e horário agendado

Em outras EMEBs, o encerramento foi feito com visitação, organizada em micro-grupos, garantindo a segurança sanitária exigida pela pandemia. De acordo com a diretora da EMEB Antonio Brunholi Netto, do Jardim Santa Rita, Liane Rizzatto, a passagem pela escola é importante para as crianças e suas famílias. “As crianças chegam grudadinhas com suas famílias, mas depois reconhecem o espaço, as educadoras, brincam e interagem como parte que são desse lugar e dessa comunidade. Tudo foi feito seguindo os protocolos sanitários, o espaçamento necessário e com horários agendados e definidos para cada estudante”, comenta.  

Cada unidade desenvolveu uma ação que mais se adequa aos estudantes e suas famílias. Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vastí Ferrari Marques as ações demonstram todo o carinho e compromisso da Educação de Jundiaí e a Escola Inovadora, que proporciona ambiente de desenvolvimento educacional pioneiro numa parceria com as famílias. São gestos específicos à realidade de cada unidade escolar, como perfil dos estudantes. Isso ficará guardado na lembrança de todos”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/05/emebs-preparam-surpresas-para-criancas-em-encerramento-de-ano-letivo/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original