Parceria com empresa SKF transforma a vida de jovens em vulnerabilidade social

Publicada em 06/12/2020 às 11:39

Está chegando ao fim o curso da linguagem de computação Python oferecido gratuitamente pela empresa de rolamentos SKF a jovens em situação de vulnerabilidade social de Jundiaí, cujas famílias são assistidas pela Prefeitura, através da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Nove alunos, com 15 anos ou mais, iniciaram a atividade no dia 19 de setembro e já têm a data definida de sua formatura: 19 de dezembro.

A SKF, multinacional que tem unidade em Cajamar e sede na Suécia, procurou o poder público oferecendo o curso. Os adolescentes foram escolhidos pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vindos de bairros como São Camilo, Centro, Vila Rio Branco, Jardim Tarumã, Santa Gertrudes e Vila Rami. As aulas aconteceram na Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP).

Jovens em vulnerabilidade social de vários bairros de Jundiaí participaram do curso da SKF
Jovens em vulnerabilidade social de vários bairros de Jundiaí participaram do curso da SKF

Marcelo Camargo, diretor de TI da SKF, disse que a empresa sempre valorizou iniciativas de caráter social e ambiental. “Outros departamentos promovem ações como essa. Por que o TI não pode fazer igual? Resolvemos fazer”, explicou Marcelo.

“Estamos não só realizando um trabalho social como capacitando jovens com muita vontade de aprender, formando assim profissionais que, no futuro, poderão até ser contratados pela empresa”, emendou o diretor. Ele garante que a iniciativa vai ser repetida em 2021.

O programa de formação de novos programadores da SKF foi a oportunidade que faltava na vida de Bruno dos Reis Francisco, de 17 anos, morador do Tarumã. “É excelente ver uma empresa dando oportunidade para jovens que não têm dinheiro para pagar um curso como esse. Estou adorando participar da atividade. Sempre gostei de computador e estou certo que é isso que eu quero para minha vida”, ressaltou Bruno.

As aulas deste curso foram sempre aos sábados e a carga horária foi de cerca de 80 horas. Nos dias de semana, os jovens matriculados participaram de atividades complementares na Divisão de Programas Complementares/Inclusão Produtiva, sediada no Centro.

A SKF ofereceu a cada aluno um laptop e os participantes aproveitaram para desenvolver, como atividade do curso, o jogo Space Invaders, no qual a pessoa tem que combater naves alienígenas.

Marcelo Camargo: "Estamos capacitando jovens com muita vontade de aprender"
Marcelo Camargo: “Estamos capacitando jovens com muita vontade de aprender”

A gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, agradeceu a SKF pela parceria. “Ficamos honrados com a proposta da empresa, que vai ao encontro das iniciativas do nosso setor de Inclusão Produtiva para a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Esta é mais uma iniciativa que se soma às nossas frentes de trabalho, tanto na formação dos jovens como na inclusão deles em um banco de talentos e o encaminhamento dos formados para o mercado formal de trabalho”, destacou Maria Brant.

Outras iniciativas

Visando o encaminhamento de dos jovens para o mercado de trabalho, a UGADS desenvolve, por meio do programa “Jovem para o Futuro”, diversas oficinas de formação. Entre as ofertas estão as oficinas realizadas em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), oferecidas no Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou em outros locais. Há ainda parcerias para formação com a Siemens – no programa Aprendiz Formare – e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/06/parceria-com-empresa-skf-transforma-a-vida-de-jovens-em-vulnerabilidade-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original