Emeb estimula a criatividade e promove exposição online de brinquedos

Publicada em 07/12/2020 às 12:06

Repetindo o sucesso do ano passado, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aparecida Bernardi do Amaral, no Morada nas Vinhas, promoveu a segunda edição do projeto “Vamos Brincar?”. A fim de valorizar o direito à brincadeira e incentivar a criatividade da criançada, o projeto envolve a confecção de brinquedos com materiais do uso cotidiano e recicláveis. A edição deste ano contou com cerca de 150 brinquedos inscritos e a exposição, que não pôde ser realizada na unidade escolar por conta da pandemia, foi compartilhada com os alunos e familiares por meio de um vídeo na internet.

A Emeb fica no Morada das Vinhas e possui cerca de 300 alunos, na Educação Infantil II (crianças de quatro e cinco anos). Entre os brinquedos montados estão caminhões, robôs, bonecas e casinhas.

A diretora da unidade escolar, Mariana Avelino, explica a proposta do projeto. “O ‘Vamos Brincar?’ trabalha em diversas frentes, que envolvem a criatividade, pesquisa, sustentabilidade e interação. Os processos de confecção eram trabalhados por etapas: a primeira entre as crianças, em seguida com os educadores e então com os adultos da família. Por conta da pandemia, essa etapa em família acabou sendo de grande destaque, e infelizmente não será possível compartilhar os brinquedos. Mas todo mundo poderá conferir a exposição de todos os trabalhos virtualmente”.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vastí Ferrari Marques, a proposta está alinhada ao programa Escola Inovadora, pelo estímulo à produção criativa. “Trabalhar com tecnologia é também explorar o conceito de sustentabilidade. A escola fez um excelente trabalho, pensando sob a ótica dos objetivos de desenvolvimento sustentável (OSD) e da capacidade de criação, considerando que os pais ajudaram seus filhos e fizeram projetos integrados e intergeracionais. Isso tudo estimulando o desenvolvimento ‘maker’, proposta que vai ao encontro do programa Escola Inovadora”.

Repetindo o sucesso do ano passado, a Emeb organizou uma versão online do projeto.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/07/emeb-estimula-a-criatividade-e-promove-exposicao-online-de-brinquedos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original