Mesmo em ano atípico, escolas desenvolvem ações sustentáveis

Publicada em 08/12/2020 às 12:08

Com a participação de 6290 alunos, o envolvimento de dez escolas municipais e tendo como resultado a implantação de solução de coleta seletiva nas Emebs, além da conscientização sobre o descarte correto de resíduos sólidos e a importância da preservação dos recursos hídricos, foi encerrado nesta terça-feira (8), de forma virtual, o projeto RenovAção 2020. A iniciativa foi realizada com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Projeto Escola Inovadora, pela Coca-Cola FEMSA Brasil, e com execução técnica do GAIA Social.

Mesmo em um ano atípico por conta da pandemia de Covid-19, as equipes escolares e os alunos das escolas Professora Beatriz Blattner Pupo (Jardim Novo Horizonte), Pedro Clarismundo Fornari (Rio Acima), Professor Antônio Adelino Marques da Silva Brandão (Morada das Vinhas), Duilio Maziero (bairro da Toca), Professora Marly de Marco Mendes Pereira (Fazenda Grande), Ivo de Bona (Parque Almerinda Chaves), Professor Nassib Cury (Fazenda Grande), Pedro de Oliveira (Vila Joana), Professora Judith Almeida Curado Arruda (Cidade Nova), Comendador Hermenegildo Martinelli (Jardim Vera Cruz) participaram de formações e oficinas, entre outros eventos, para a conscientização sobre a temática. Com todos os cuidados, também se engajaram em campanha, envolvendo as famílias, que já resultou em 10 bags de PET arrecadados.

“É um tema que foi reforçado em nossas escolas por meio dessa parceria com uma empresa. Apesar deste ser um ano desafiador, a Educação alcança bons resultados. O crescimento de uma cidade se dá não apenas pelos aspectos econômicos, mas também pelo desenvolvimento sustentável. É importante que essa questões que envolvem a preservação da comunidade sejam inseridas em nossa rede”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado, que participou junto com as equipes escolares envolvidas da live de encerramento do projeto.

Homem sentado em frente a uma mesa, mexendo no computador, com quadros e telas de televisão ao fundo nas paredes.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, por meio do Projeto Escola Inovadora

Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, o diferencial do projeto foi levar em conta as especificidades de Jundiaí. “Somos uma cidade que pensa na criança. Para termos um município cada vez melhor, é fundamental formarmos cidadãos atuantes e que pensam no meio ambiente, na educação e na cultura do município. Esse também é um trabalho que integra o Escola Inovadora, dentro do eixo de qualidade de educação, ao viabilizar aprendizagem que a criança vai levar para toda a sua vida”, ressaltou.

As escolas participantes também receberam, para a implementação da infraestrutura da coleta seletiva, 12 contêineres de 500 litros, 13 coletores de 60 litros com pedal, 62 coletores de 23 litros, além de 10 pulverizadores elétricos, 31 termômetros infravermelhos e 14 totens para dispenser de álcool em gel.

“Foi uma excelente iniciativa. Um projeto bem estruturado, em que saímos da teoria e atuamos na prática. Também houve o engajamento dos pais com a coleta dos pets. Esperamos dar sequência em 2021”, avaliou a diretora da Emeb Professor Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, Silmara Antunes.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/08/mesmo-em-ano-atipico-escolas-desenvolvem-acoes-sustentaveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original