Jundiaí, 365 anos: crianças do Jardim Fepasa ganham área de lazer
Publicada em 10/12/2020 às 11:33O Jardim Fepasa foi, nesta quinta-feira (10), o ponto de partida para a implantação do programa Jundiaí Pé de Infância, iniciativa que propõe, por meio de intervenções artísticas, o incentivo à brincadeira e à mudança de perspectivas pelo bem das crianças. A atividade na praça de entrada do bairro faz parte do programa municipal Cidade das Crianças e da programação do aniversário de 365 anos da cidade. O evento acontece um dia depois de Jundiaí aderir à Urban95, rede mundial sob a tutela da Fundação holandesa Bernard van Leer e da qual fazem partes Municípios com boas práticas e priorização de políticas públicas para a Primeira Infância (crianças de zero a seis anos).
CONFIRA AS FOTOS DA CAMPANHA PÉ DE INFÂNCIA
Além da aplicação da identidade da campanha Pé de Infância, a área recebeu também intervenção de pintura pelo artista Jensen Silva. Na praça, onde antes ficava um terreno sem uso, agora há uma miniquadra para uso esportivo e cultural, academia ao ar livre e parque com balanças, pontes suspensas, escorregador, gangorra e brinquedos com escalada por cordas.
“Aqui pelo Jardim Fepasa damos início às requalificações dos espaços públicos para que eles se tornem cada vez mais adequados às crianças. A proposta é formatar instalações que incentivem o desenvolvimento delas por meio da brincadeira, da confraternização com seus familiares e a comunidade e do contato com a natureza. Acreditamos que este seja o modelo de desenvolvimento, que não transforma só os espaços, mas também as pessoas, que se tornam protagonistas da mudança”, compartilhou o prefeito Luiz Fernando Machado.
A campanha Pé de Infância é uma proposta pela Allma Hub, que também integra a Rede Urban95. O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, explica a proposta da novidade. “Toda criança pede música, diversão, contações de histórias e atividades ao ar livre, e, por isso, a brincadeira com o nome da campanha. A Prefeitura inicia este convite para um olhar especial para a Infância e dará elementos para que a comunidade fique estimulada para esta mudança. Vamos compartilhar histórias para que os adultos contem aos pequenos, iremos resgatar cantigas para estimular a musicalização e iremos propor que cada um deles resgate as suas memórias de Infância, como forma de estarem mais abertos a dar ouvidos e voz aos pequenos”.
Maria Luziana Santos, que é agente de desenvolvimento local do bairro e participou da assinatura da Rede Urban95 no Paço nessa quarta (09), também marcou presença. “Não tínhamos nada para as crianças do bairro. É motivo de muito orgulho e felicidade para os moradores ver a Prefeitura atendendo aos nossos pedidos de tanto tempo”.
No Jardim Fepasa as ações da Prefeitura são viabilizadas pelo programa “Fepasa Viva”, com articulação junto à comunidade pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças. Entre as ações no bairro estão: a montagem da primeira “Rua de Brincar” do Município, as intervenções de grafitagem no “Beco da Fepa”, o plantio de árvores pelo Comitê das Crianças, além da oferta de oficinas culturais e profissionalizantes, através de parceria com o Sesc, Senai, Senac e igrejas.
Toda a programação de aniversário e as transmissões ao vivo das atividades podem ser conferidas no site do Cidade das Crianças.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original