Técnicos se capacitam para uso de novo recurso para controle das arboviroses

Publicada em 11/12/2020 às 11:41

Técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), participaram nesta sexta-feira (11) de um treinamento para a utilização de um novo inseticida para o trabalho de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em novembro, foi iniciada no município a ‘Operação Verão contra Arboviroses’.

O treinamento foi ministrado pela equipe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Governo do Estado, e também reuniu técnicos das cidades de Bragança Paulista e Atibaia. O produto químico é fornecido pelo Ministério da Saúde e a utilização é feita, após o manejo ambiental, em pontos específicos para eliminar mosquitos já adultos.

“De tempos em tempos, é fornecido uma nova molécula de inseticida para auxiliar no trabalho e passamos por treinamento, pois seguimos protocolos técnicos do produto e de segurança. A utilização será em locais como borracharia, ferro velho e floricultura, ou seja, em locais com grande quantidade de criadouros, os chamados Pontos Estratégicos. É um recurso que já vai integrar a Operação Verão”, explica a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro.

O novo recurso já será utilizado na Operação Verão contra Arboviroses

Segundo a biomédica, é fundamental que a população permaneça adotando medidas preventivas como: manter os quintais livres de objetos que possam acumular água; eliminar os pratos aparadores das plantas; revisar as calhas para evitar qualquer acúmulo de água; manter garrafas retornáveis armazenadas com a ‘boca’ para baixo e em local protegido da chuva; e limpar com água, sabão e esponja as vasilhas de água dos animais de estimação, pois esse produto não será utilizado em domicílios residenciais.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/11/tecnicos-se-capacitam-para-uso-de-novo-recurso-para-controle-das-arboviroses/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original