Cidade das Crianças: “Ruas de Brincar” leva o segundo lugar em prêmio nacional

Publicada em 12/12/2020 às 13:52

O programa municipal “Ruas de Brincar” foi destaque no Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais do Ministério da Mulher Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A iniciativa jundiaiense levou o segundo lugar no segmento do fortalecimento de vínculos familiares intergeracionais. Os resultados foram oficializados nesta semana e a premiação será realizada em Brasília, no dia 21.

Com a premiação, Jundiaí é reconhecida nacionalmente por suas iniciativas de promoção da convivência interfamiliar e intergeracional no âmbito das relações familiares. Além de receber certificação do MMFDH, Jundiaí ganha visibilidade e fica registrada no Observatório Nacional da Família, como exemplo de prática exitosa para a inspiração de outros Municípios.

“Ruas de Brincar” faz parte das ações do Programa Cidade das Crianças pelo incentivo à brincadeira

O “Ruas de Brincar” faz parte das ações do programa Cidade das Crianças pelo incentivo à brincadeira. Após solicitação à Unidade de Gestão de Esporte e Lazer por parte dos moradores, que se responsabilizam pela gestão, a Prefeitura disponibiliza cavaletes e placas de identificação a interdição das ruas. Os espaços podem ser delimitados aos domingos e feriados, permitindo que as crianças e jovens brinquem livremente.

Atualmente, por conta da pandemia, as atividades encontram-se suspensas, mas são cinco as ruas que já aderiram: uma no Jardim Fepasa, duas no Santa Gertrudes, uma no Horto Santo Antônio e uma no Tamoio.

Vilma da Silva, moradora do Jardim Fepasa, foi pioneira entre as solicitações: ação gratificante

O prefeito Luiz Fernando Machado comemora a premiação. “Na semana em que Jundiaí aderiu à Rede Urban95, por conta de suas boas práticas para a infância, recebemos mais este reconhecimento nacional. Jundiaí é a Cidade das Crianças, pois aqui elas são protagonistas da transformação. E o ‘Ruas de Brincar’ vem ao encontro disso, de permitir que as crianças ocupem os espaços públicos e que eles sejam transformados para recebê-las de modo qualificado e adequado”.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, premiação consolida o trabalho já realizado. “Assim como o ‘Ruas de Brincar”, que foi iniciado pelo Jardim Fepasa, foi o ponto de partida, nesta semana, para a implantação do programa Jundiaí Pé de Infância. Trata-se não somente do incentivo à brincadeira, mas também à mudança de perspectivas pelo bem da Infância, principalmente das crianças até seis anos”.

“Ruas de Brincar”: prefeitura disponibiliza cavaletes e interdição das ruas para a brincadeira

O assessor especial da UGEL, Felipe Cunha, contextualiza o programa. “A Prefeitura tem trabalhado muito desde 2017 na garantia dos direitos das crianças e o “Ruas de Brincar” é apenas uma peça de um quebra-cabeça do qual fazem parte outras políticas públicas, como o abastecimento, cultura e planejamento urbano. O espaço público mais próximo de todos os cidadãos é a rua e quando a criança passa a ocupa-la, isso atrai, invariavelmente, uma rede de outros agentes, como os pais e cuidadores. Foi nesses pilares que o programa foi pensado.”

Vilma da Silva, moradora da rua da Conquista, no Jardim Fepasa, foi a pioneira entre as solicitações. A agente de desenvolvimento local diz que comunidade cobra muito pelo retorno. “A iniciativa auxiliou tanto em tirar as crianças do computador e do celular, como trouxe de volta os adultos para a rua. Neste momento de pandemia, até os pequenininhos me perguntam quando vai voltar. Trabalhar com as crianças é algo muito gratificante. Jesus disse que temos de ser iguais às crianças. Por isso esse é um trabalho muito gratificante, que me ensina algo todos os dias”.

O Prêmio

O Prêmio Boas Práticas faz parte do programa Município Amigo da Família do MMFDH. Jundiaí inscreveu outros dois programas: Entre a Casa e a Escola e o Praça Família Jundiaí & Espaço PET.

Em outubro do ano passado, Jundiaí recebeu a visita da secretária nacional da Família do MMFDH, Ângela Gandra Martins, interessada nos programas e principais ações da Prefeitura na área de atuação da Secretaria Nacional.

Representantes do município também realizaram visitas em Brasília para o alinhamento de políticas públicas em favor da família. A ministra Damares Alves recebeu o assessor de Políticas de Direitos Humanos da Unidade de Gestão da Casa Civil, Paulo Fernando de Almeida, em dezembro do ano passado; e o prefeito, acompanhado pelo vereador Douglas Medeiros, em fevereiro deste ano.

Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/12/cidade-das-criancas-ruas-de-brincar-leva-o-segundo-lugar-em-premio-nacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original