Comitê das Crianças entrega documento com pedidos para a cidade

Publicada em 16/12/2020 às 18:42

A reunião final do Comitê das Crianças deste ano foi realizada na tarde desta quarta-feira (16), sob a sombra das árvores do Mundo das Crianças. Como previsto para a ocasião, o prefeito Luiz Fernando Machado participou do encontro, que integrou a programação do aniversário de 365 anos da cidade. No documento entregue ao chefe do Executivo, a arborização da cidade, a instalação de brinquedos para cadeirantes, deficientes visuais e com estímulos sensoriais para autistas foram os pedidos dos pequenos para que Jundiaí se torne, cada vez mais, uma Cidade das Crianças.

CONFIRA AS FOTOS

Este ano o Comitê das Crianças teve a sua segunda composição. A iniciativa foi estabelecida após o Município aderir à Rede Latino-americana – Cidade das Crianças e que visa dar voz às crianças, na discussão e proposição de soluções para os problemas que seus integrantes identificam na cidade. O grupo é composto por número igualitário de meninos e meninas e, este ano, realizou reuniões somente virtuais.

Reunião final foi feita sob a sombra, em espaço aberto, do Mundo das Crianças

Luiz Fernando recebeu o documento do Comitê e conversou com elas sobre as propostas. “Ao receber este documento, vira nossa missão dar o respaldo para que os pedidos de vocês se tornem realidade. Além daqui do Mundo das Crianças, vocês podem ver nas praças Família Jundiaí & Espaço PET que temos a preocupação com a acessibilidade de brinquedos para crianças com deficiência. A Prefeitura assume a responsabilidade de cumprir o que vocês pedem, mas fica aqui também registrado o compromisso de vocês com a fiscalização do cumprimento dos pedidos”.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explica que esta foi a primeira vez em que todas as crianças se encontraram. “Este ano o Comitê se reuniu virtualmente por 25 vezes e se encontraram em grupos pequenos para conhecer o Mundo das Crianças. Então está é a primeira vez que se veem e num espaço ao ar livre, mas com sombra, e respeitando o distanciamento necessário.”

Grupo, que se encontrou presencialmente pela primeira vez, garantiu uma foto de todos reunidos

Para gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, o Mundo das Crianças é uma das provas do olhar cuidadoso da Prefeitura com a Infância. “Há pouco eu me recordava do pedido do Comitê do ano passado, que solicitava um lugar com brincadeiras com água e liberdade e vejo este pedido virando realidade aqui no Mundo das Crianças. Pediam brinquedos com acesso para todos e vejo este lugar com um conceito todo diferente, pensado para a acessibilidade e diversidade. Isso prova que em Jundiaí a criança tem voz e vez.”

Victor Gabriel Prado, de dez anos, é estudante da Emeb José Romeiro Pereira (vila Progresso) e decidiu integrar o Comitê para discutir propostas de inclusão. “Quis participar do grupo, pois seria uma boa oportunidade de repensar os espaços públicos da cidade para meu irmão Davi, de sete anos, que tem autismo. Por isso nossa proposta dos brinquedos inclusivos. Foi uma experiência muito boa. Recomendo para as crianças da cidade que se inscrevam para o sorteio do Comitê do ano que vem”, compartilha o pequeno jundiaiense que, além de estudar, pratica basquete, futsal, vôlei e tênis.

Victor Gabriel e Mirela recomendam às crianças que se inscrevam para o sorteio do ano que vem

Também integrante do Comitê, Mirela Mantovani, de dez anos, estuda na Emeb Professora Isabel Christina Oliveira (jardim Guanabara) e comemora o aprendizado. “Depois que comecei a participar a integrar o Comitê, passei a olhar a cidade com mais atenção. Aqui no Mundo das Crianças, por exemplo, observei que, apesar de haver muita coisa nova construída, tiveram muita preocupação com a preservação. Fico muito feliz de chegar a esta reunião tendo aprendido e pensado tantas novas coisas.”

Após a reunião, as crianças aproveitaram para conferir os avanços nas obras do espaço.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/16/comite-das-criancas-entrega-documento-com-pedidos-para-a-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original