Professoras da EMEB Candelário visitam a escola na reta final das obras
Publicada em 16/12/2020 às 17:11Professoras e funcionários da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, visitaram a escola na tarde desta quarta (16), a convite da Unidade de Gestão de Educação (UGE). Além de matar as saudades, a equipe da escola pôde conferir as obras, já em fase de acabamento.
A gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques, deu as boas-vindas aos visitantes, ressaltando que, apesar da importância do novo prédio, quem faz a escola são as pessoas. “Vocês fazem parte dessa nova história, e terão aqui espaço para uma nova experiência de aprendizagem”, disse Vasti. A apresentação das obras, já 70% concluídas, foi feita pelo gestor adjunto da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Ademir Pedro Victor.
A EMEB Joaquim Candelário – sediada em um prédio antigo, que apresentava diversos problemas estruturais – foi totalmente reconstruída. As obras são resultado de parceria com a iniciativa privada – a partir de contrapartidas de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – e investimento da Prefeitura de Jundiaí para oferecer educação de qualidade em um espaço mais moderno, amplo, acessível e dentro do conceito Escola Inovadora. Outra novidade do prédio foi a participação das crianças para o desenvolvimento do projeto da unidade – iniciativa que faz parte das ações desenvolvidas pelo Município, integrante da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças.
A mais antiga professora da EMEB, Sandra Regina Mota Furlan, que leciona há 25 anos no local, se disse encantada com o que viu. “Estou amando! Rezamos muito para esse dia chegar”, disse. “Já estou escolhendo minha sala!”. Cícera Escoura Bueno, também professora, ressaltou a modernidade da estrutura, bastante iluminada e ventilada. “Ainda mais nesses tempos de pandemia, ter uma escola assim é o que há de melhor”, disse. “A comunidade merecia”. As demais estruturas também foram elogiadas: a cozinheira Rita de Cássia Desidério aprovou. “É uma cozinha enorme, muito espaçosa. Adorei”, afirmou.
A EMEB Joaquim Candelário é o maior e mais moderno prédio para uma unidade escolar do município, com investimento total de cerca de 12 milhões. Ao todo serão três pavimentos em construção pré-fabricada, acessível – contando inclusive com elevador – e preparada com dispositivos sustentáveis para o uso de energia solar e reuso de água em seus 4,7 mil metros quadrados de área, com biblioteca, laboratório, auditório, 14 salas de aula e uma quadra coberta. O espaço ainda contará com a interligação com a praça ao lado e projetos de melhoria no entorno da escola, em um trabalho com outras unidades de gestão, como Mobilidade e Transporte, UGISP e Cultura.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original