Fim do aluguel: acordo cede o Museu Solar do Barão a Jundiaí

Publicada em 19/12/2020 às 19:02

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, participou na tarde deste sábado (19) da cerimônia de assinatura do contrato de comodato que cede o Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, no Centro da cidade, à Prefeitura. A cessão gratuita do prédio foi feita pela Associação União Beneficente das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegen (Vicentinos) e precede uma permuta entre as partes.

CONFIRA AS FOTOS

O Vicentinos é detentor de algumas escolas de uma rede que tem colégios em Jundiaí e outras cidades. Em troca, a instituição terá o imóvel ao lado de um colégio da entidade no Anhangabaú.

A associação herdou o prédio do Solar do Barão no final da década de 70 e, desde 1982, o Poder Público paga cerca de R$ 360 mil anuais de aluguel do prédio, construído a partir de 1790.

Prefeito de Jundiaí cumprimenta Helena Ghiraldi, do Vicentinos
Prefeito de Jundiaí cumprimenta Helena Ghiraldi, diretora-presidente do Vicentinos

Marcaram presença no ato, realizado nos jardins do espaço, Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo; Luci Rocha de Freitas, diretora da escola; Helena Ghiraldi, diretora-presidente da Associação; os gestores Marcelo Peroni (Cultura) e Gustavo Maryssael de Campos (Casa Civil); e o diretor do Solar do Barão, Paulo Vicentini.

“Este é um dos locais mais bonitos e representativos de Jundiaí. A cidade tinha um sonho antigo de poder dizer que o prédio do Solar lhe pertencia de fato. Agora, que o comodato possa avançar para a permuta entre a Prefeitura e o Vicentinos”, destacou prefeito Luiz Fernando Machado.

“Este imóvel é o mais importante de Jundiaí. É um marco importante da cidade e seu primeiro prédio com tombamento histórico. Ele tem um alto valor histórico e sentimental para o município, por isso trabalhamos para viabilizar o comodato”, revelou Marcelo Peroni. “A Prefeitura não pagará mais aluguel do imóvel do Solar do Barão. Isso vai gerar economia aos cofres públicos e abrirá a possibilidade de novas parcerias como essa no futuro”, emendou o gestor.

Luiz Fernando e Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo
Luiz Fernando e Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do estado de SP

Para Luci Rocha de Freitas, o dia foi de vitória para todos os envolvidos no comodato. “Trata-se de um ato que aliou educação, cultura e história. Só o diálogo franco e aberto entre as partes poderia resultar nesta parceria. Ela foi uma luz, que se tornou cada vez mais transparente. Dar a uma cidade a sua história é não negá-la a seu povo”, ressaltou.

“A Cultura é um meio de promoção da cidadania e do desenvolvimento de um povo”, finalizou Sá Leitão, secretário de Cultura de São Paulo.

Nos belos jardins do Solar do Barão, foi entregue o Espaço Urban 95, que foca na valorização da infância e no incentivo para que as crianças possam brincar entre elas e com seus cuidadores.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/19/fim-do-aluguel-acordo-cede-o-museu-solar-do-barao-a-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original