Moradores do Jardim Copacabana ganham praça revitalizada

Publicada em 19/12/2020 às 12:17

A população do Jardim Copacabana, na região sul de Jundiaí, ganhou na manhã deste sábado (19) um espaço de lazer revitalizado pela Prefeitura, através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). É a Praça José Penteado Siqueira, que fica na altura do número 500 da Av. Antonio Barchetta. As melhorias atenderam a uma solicitação dos moradores do bairro e seguiram as diretrizes do programa municipal Cidade das Crianças, da Rede Urban95 e da campanha Pé de Infância, que focam na valorização da infância.

A inauguração fez parte da programação pelo aniversário de 365 anos de Jundiaí. Estiveram na praça neste sábado o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, e o vereador Gustavo Martinelli, vice-prefeito eleito do município em 2020.

Fernanda acompanha o filho João Miguel, que brinca no espaço revitalizado do bairro
Fernanda acompanha o filho João Miguel, que brinca no espaço revitalizado do bairro

A nova praça do Jardim Copacabana oferece à garotada mini quadra de basquete, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground com piso emborrachado, pista de caminhada, área gramada e quiosque. “O espaço ficou excelente, diferente de tudo que já tinha visto antes. Com este piso, as crianças não se machucam tanto”, observou a contadora Fernanda Mignorin, moradora do Copacabana e mãe do pequeno João Miguel, de um ano e nove meses.

“Nosso bairro precisava de uma praça como essa. Moro em um condomínio e vou sugerir a colocação deste piso lá”, emendou Fernanda, que admitiu com bom humor que teria dificuldades de convencer o garoto a sair do playground.

Praça oferece quadra poliesportiva, mini quadra, academia ao ar livre e playground
Praça oferece quadra poliesportiva, mini quadra, academia ao ar livre e playground

O gestor Marcelo Peroni disse que a Praça José Penteado Siqueira, assim como outras revitalizadas pela Prefeitura, atende à política para infância da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, comprometida com meninos e meninas de zero a seis anos. “Temos um muro no local e, neste instante, um artista está pintando trechos de músicas e nomes de brincadeiras para estimular o brincar entre a garotada e seus cuidadores”, destacou Marcelo.

Crianças de outros bairros estão perto na nova praça do Jardim Copacabana, entre eles a Vila Josefina, Jardim Martins, Jardim Nogueira e Jardim Ipanema.

Artista pinta frases no muro para estimular o brincar entre a garotada e seus cuidadores
Artista pinta frases no muro para estimular o brincar entre a garotada e seus cuidadores

O homenageado
Gustavo Martinelli lembrou que o homem que dá seu nome à praça foi morador símbolo da região do Sítio Pracatu, onde hoje está o bairro. “Seu José foi pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial e um dos mais antigos residentes do local. Seu filho Antonio, mais conhecido como ‘Toneco’, é diácono da Paróquia Santa Rosa de Lima”, completou.

Casado com Carolina Achetti Siqueira, José Penteado nasceu em 31 de outubro de 1903 e morreu em 13 de maio de 1989. O casal ainda teve a filha Terezinha. Desde o início do século XX, José se dedicou às lavouras de café, uva e laranja, de onde tirou o sustento de sua família.  

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/19/moradores-do-jardim-copacabana-ganham-praca-revitalizada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original