Ex-aluna do Fundo Social se destaca como maquiadora em produção televisiva

Publicada em 26/12/2020 às 09:00

Mesmo em um ano desafiador e de enfrentamento à pandemia, os bons ventos continuaram a soprar para a Érika Patrícia Santos Menegueli, moradora no bairro Fazenda Grande. Além de penteados em domicílio e produções para cerimônias de casamento e ensaios fotográficos para gestantes, Érika foi contratada pela agência Talentos Brilhantes, produtora cultural que estava prestes a desenvolver um novo projeto audiovisual, na capital paulista.

Sua dedicação foi fundamental para conquistar a oportunidade de produzir o elenco na nova série infanto-juvenil que estreou, recentemente, na RedeTV, chamada ‘Caminhos da Fama’, com a atriz Giovanna Chaves: “Neste período de gravação, foi necessário sair de casa bem cedo, diariamente. Quando eu retornava, pouco mais das 23h, meus filhos já estavam dormindo. Mas, apesar disso, foi uma experiência maravilhosa e repleta de aprendizados. Me sinto realizada”.

Érika fez curso no Fundo Social e já desponta como maquiadora em produção audiovisual

A nova profissão chegou à vida de Érika por meio de um curso de Maquiagem, oferecido, gratuitamente, pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em 2019. “Além das dificuldades financeiras, eu também não me aceitava como eu sou e, principalmente, não enxergava novas possibilidades de mudanças. Estava triste de verdade e sem perspectivas. Hoje, sou completamente agradecida a esta oportunidade de me capacitar e trabalhar”, explicou.

Na época em que realizou a inscrição para a capacitação, a jovem, de 32 anos, já era formada em Marketing, mas trabalhava em casa com a produção de doces com um único objetivo: a flexibilidade de horário para acompanhar o desenvolvimento dos filhos e participar, ativamente, da educação dos pequenos. “Por um período, foi muito bom. Mas, depois, os doces já não rendiam tanto. Sentia que precisava fazer mais para ajudar o meu marido com as despesas da família e, principalmente, resgatar a minha autoestima”, disse.

Mas, cada dia de curso gratuito, no Funss, era uma nova porta que se abria para Érika. Em sala de aula, ela aprendeu técnicas, reencontrou uma amiga de infância e, juntas, decidiram unir esforços para decolar na nova profissão. “A Carla tem contato com muitas pessoas em São Paulo e me levou para trabalhar em alguns desfiles. Lá, conheci outros profissionais e tive a oportunidade de fechar alguns trabalhos, como maquiagem para uma influencer digital. Chegar até a produtora foi questão de pouco tempo, graças a Deus”.

Produções para ensaios fotográficos e casamentos também foram realizadas, mesmo durante a pandemia.

Assim como a de Érika, muitas outras histórias de superação passaram pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. Nos últimos quatro anos, o Funss ofereceu 21.254 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, workshops e oficinas. Destas, 4.856 foram descentralizadas, ou seja, ofertadas para cursos gratuitos realizados em bairros mais afastados da região central.

Os números referendam a evolução da nova vocação do Fundo Social. Em 2020, mesmo com a pandemia do Novo Coronavírus, 3.090 vagas gratuitas foram disponibilizadas. Destas, 2.496 vagas foram na modalidade presencial e 1.837 em cursos descentralizados (vagas ofertadas antes do início da pandemia). Além disso, 594 vagas foram disponibilizadas na modalidade on-line. “Para combater também os reflexos socioeconômicos causados pela doença, o Fundo Social promoveu alguns cursos virtuais. O objetivo foi acelerar o resgate da autoestima e da dignidade das pessoas, já que muitas perderam o emprego e precisaram se reinventar para dar conta de todos os compromissos financeiros”, explicou Vanessa Machado, presidente do Funss.

Em 2019, 10.886 vagas foram ofertadas. Em 2018, 5.172 oportunidades e, em 2017, 2.106 vagas foram abertas para a população que residem em Jundiaí. “A qualificação profissional gratuita como ferramenta transformadora foi um compromisso assumido e, hoje, é realidade em Jundiaí. Já são mais de 16.500 pessoas formadas em diversas capacitações”, destacou.

Os cursos mais procurados por quem busca voltar ao mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio são nas áreas de ‘Gastronomia’ e ‘Beleza e Estética’, pois permitem baixo investimento inicial e geração de renda rápida. Entre os cursos já realizados, estão: Artesanato; Assentador de pisos e azulejos; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Cabeleireiro; Barbeiro; Confeiteiro; Corte e Costura; Cuidador de Idosos; Designer de Sobrancelha; Doceiro; Eletricista; Encanador; Informática; Jardinagem; Manicure e Pedicure; Operações Logísticas; Padeiro; Pintura em Tela; Pizzaiolo; e Salgadeiro.

“Neste momento, as aulas estão, temporariamente, suspensas devido à pandemia. Tão logo as atividades possam ser retomadas com segurança, não mediremos esforços para oferecer o que há de melhor para a população”, concluiu Vanessa.

O Fundo Social de Solidariedade está localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa

Foto: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/26/ex-aluna-do-fundo-social-se-destaca-como-maquiadora-em-producao-televisiva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original