Balanço 2020 – Jundiaí amplia em 50% reservação de água tratada e avança na universalização do saneamento

Publicada em 30/12/2020 às 14:31

Referência nacional em saneamento, a DAE Jundiaí realiza obras para ampliar em 50% o armazenamento de água tratada: os atuais 54 reservatórios da cidade (dois entregues em 2020, no Cecap e FazGran) vão ganhar um reforço com mais três equipamentos (no Distrito Industrial, Anhangabaú e Jardim Carlos Gomes), fazendo com que a autonomia do sistema salte de seis para dez horas.

Reservatórios do FazGran (foto) e do Cecap foram entregues em 2020; mais três estão em implantação

Jundiaí já conta com mais água bruta, em função de intervenções no vertedouro da represa, que aumentaram a reservação em 12%, chegando a até 9,3 bilhões de litros de água – um bilhão a mais do que no passado. Agora, a DAE atua para ampliar a capacidade de tratamento na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), que passará de 1.800 litros por segundo para 2.400 litros por segundo.

Atualmente, a cidade conta com 99,07% de abastecimento e 98,23% de coleta de esgoto, com 100% de esgoto tratado. Em extensão, a rede de água possui 1.959,72 quilômetros e a de esgoto, 1.010 quilômetros. Em busca da universalização, estes números devem crescer já que a DAE deu início à elaboração dos projetos executivos de extensão de interceptor, redes de esgoto e de água e adutoras em regiões que hoje não são atendidas.

Segurança hídrica está entre os principais objetivos: represa foi ampliada, podendo armazenar até 9,3 bilhões de litros de água

Entre elas, está o Loteamento Balsan, onde começaram as obras de implantação de adutora, redes de distribuição de água e redes coletoras de esgoto em áreas pertencentes a Jundiaí e a Várzea Paulista.

A preservação ambiental permeia estas iniciativas. Diariamente, a empresa fiscaliza os mananciais e nascentes e conta com equipes focadas nas redes de esgoto, vistoriando indústrias e comércios, além de possuir uma área de manutenção, que trabalha para sanar vazamentos e obstruções.

Além disso, em 2020, a DAE concluiu dois estudos importantes e pioneiros: o Plano Municipal de Recursos Hídricos e o Relatório de Sustentabilidade, essenciais para os planejamentos do sistema de abastecimento na cidade e dos rumos a serem adotados pela empresa, respectivamente.

Apresentado no aniversário de Jundiaí, Mundo das Crianças desponta como espaço inédito, unindo brincadeira e aprendizado

Também com este objetivo, no aniversário da cidade, em 14 de dezembro de 2020, a DAE e a Prefeitura de Jundiaí apresentaram o Mundo das Crianças. O espaço desponta com proposta inédita de integração entre a brincadeira, o aprendizado e o contato com a natureza, além de preservar o entorno da represa.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/30/balanco-2020-jundiai-amplia-em-50-reservacao-de-agua-tratada-e-avanca-na-universalizacao-do-saneamento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original