Balanço 2020 – Jundiaí mantém esforços para melhorar a mobilidade urbana

Publicada em 30/12/2020 às 09:36

Jundiaí passou a ter em 2020 o pagamento por aproximação em 100% da frota de ônibus, de modo pioneiro na América Latina. A cidade oferece aos usuários do transporte público do município uma nova facilidade, através de cartões de todas as bandeiras com tecnologia por aproximação (símbolo com quatro ondas) podendo ser utilizados diretamente nos ônibus para o pagamento da tarifa. Quem ainda não tem o cartão com esta tecnologia deve pedi-lo junto a seu banco.

A inovação, trazida em 2017, é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a MasterCard, a concessionária Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí) e a Prodata Mobility. Superadas todas as fases de testes, os 300 ônibus foram equipados com validadores específicos, para aceitar o mesmo cartão de crédito, débito e pré-pago usado para outros tipos de compras, além de smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento.

Cartões de todas as bandeiras com tecnologia por aproximação podem ser usados diretamente nos ônibus para pagamento da tarifa
Cartões com tecnologia por aproximação podem ser usados diretamente nos ônibus para pagamento da tarifa

Em março, a Prefeitura de Jundiaí conseguiu a liberação de mais de R$ 2 milhões da Desenvolve SP, agência de fomento do Governo de São Paulo, para a contratação de empresa que vai elaborar o Plano de Mobilidade Urbana (PMUJ) do município. A ideia é facilitar o deslocamento das pessoas e o transporte de cargas, adequando a melhoria da infraestrutura viária e de transporte ao desenvolvimento socioeconômico do município.

O PMUJ também vai identificar possíveis distorções de funcionalidade de ruas e avenidas; melhorar a mobilidade de pedestres (incluindo as pessoas com deficiência) e motoristas, com vias urbanizadas, seguras, arborizadas e bem iluminadas. O Plano, iniciado em agosto, será finalizado até dezembro de 2021.

Outras ações da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) este ano foram o gerenciamento das linhas e da quantidade de carros, de acordo com a demanda durante a pandemia; o aumento na sinalização das vias públicas municipais e a implantação de monitores nos terminais, que informam o horário de chegada dos ônibus.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/30/balanco-2020-jundiai-mantem-esforcos-para-melhorar-a-mobilidade-urbana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original