Em ano de pandemia, avaliação do PPA atinge expectativa

Publicada em 30/12/2020 às 13:00

O monitoramento (acompanhamento, controle e avaliação) de metas é tarefa essencial do ciclo de planejamento e fundamental no atingimento dos resultados desejados e monitoramento da evolução das Políticas Públicas propostas. Com a criação de uma metodologia de acompanhamento bimestral, a gestão municipal pode realizar ações pontuais e necessárias para focar nas entregas aos cidadãos.

A criação de um Sistema Integrado de Monitoramento de Metas do PPA 2018-2021, chamado SIMPPA, teve como propósito aumentar a eficiência gerencial, exercendo novas formas de controle e elevando os níveis de transparência e responsabilidade do poder público perante a sociedade.

Portanto, foram dadas como prioridade a avaliação constante dos instrumentos de Planejamento e Orçamento presentes no município, a criação de metas e indicadores para verificação dos resultados a serem alcançados, além da criação de um hotsite (https://jundiai.sp.gov.br/ppa-2018-2021) que permite ao cidadão acompanhar o cumprimento do Plano Plurianual, o que foi possível graças ao desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence (BI) para acompanhamento gerencial em tempo real da evolução das metas e dos índices de eficácia dos conjuntos de programas e ações propostos. Estes instrumentos são vitais para a correção de rumos e, assim, no alcance dos resultados esperados.

“Os Indicadores de Eficácia representam uma forma direta e transparente de mostrar em que medida aquilo que foi previsto inicialmente em determinada ação está sendo realizado. Eles são baseados nos indicadores de produto das ações realizadas”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

O atingimento das metas no ano de 2020 foi bastante prejudicado em virtude dos impactos causados pela pandemia do Covid-19. Porém, nos anos anteriores o PPA manteve seu índice geral de execução em média de 72%, índice este considerado bastante adequado, e que demonstra um alto grau de acerto na construção das metas propostas logo no início de 2017, em meio a um cenário incerto para um governo que acabara de assumir os rumos do planejamento de uma cidade com as finanças deterioradas e com grandes demandas.

Abaixo seguem dados de execução do Plano Plurianual até a sua última atualização, em outubro de 2020 (as atualizações ocorrem bimestralmente).

Quadro 1 – Índices de Eficácia do Plano Plurianual
Quadro 2 – Índices de Eficácia do Plano de Metas de Governo (Art. 73A-LOM)
Quadro 3 – Índices de Eficácia do Plano Plurianual em 2018
Quadro 4 – Índices de Eficácia do Plano Plurianual em 2019
Quadro 5 – Índices de Eficácia do Plano Plurianual até 5º bimestre de 2020
Quadro 6 – Índices Médios de Eficácia das Dimensões Transformadoras
Quadro 7 – Índices Médios de Eficácia dos Programas
Quadro 8 – Índices Médios de Eficácia dos órgãos da administração Municipal

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/30/em-aprovacao-ppa-tem-avaliacao-esperada-em-ano-de-pandemia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original