Balanço 2020 – Transformar talentos em oportunidades é a vocação do Funss

Publicada em 31/12/2020 às 07:30

Mesmo em um ano desafiador e de enfrentamento à pandemia, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) referendou a sua vocação, que é o fortalecimento da geração de renda e emprego por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional. Em 2020, mais de 3 mil vagas gratuitas foram disponibilizadas para a população.

A evolução do Fundo Social é comprovada em números. Nos últimos quatro anos, o Funss disponibilizou 21.254 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, workshops e oficinas. Destas, 4.856 foram descentralizadas, ou seja, ofertadas para cursos gratuitos realizados em bairros mais afastados da região central. “A descentralização de cursos era um compromisso e se tornou realidade, em Jundiaí. Uma maneira de levar conhecimento e, principalmente, integrar a comunidade”, destacou Vanessa.

Funss: qualificação profissional para gerar renda e emprego

Em 2019, 10.886 vagas gratuitas foram ofertadas pelo Fundo Social. Em 2018, 5.172 oportunidades e, em 2017, 2.106 vagas foram abertas para a população que reside em Jundiaí. Já são mais de 16.500 pessoas formadas em diversas capacitações.

Campanhas

Além dos cursos gratuitos, o Fundo Social também desenvolve campanhas assistenciais com o objetivo de atender as entidades cadastradas e que assistem crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua. Também recebe doações a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), responsável pela atendimento direto às pessoas em vulnerabilidade por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A Campanha de Inverno, deste ano, por exemplo, contabilizou 36.525 peças triadas e doadas para as instituições. “O ano foi difícil para todos e, mesmo assim, o Fundo Social não deixou de receber o apoio da comunidade e das empresas”, contou Vanessa.

Agasalhos novos atenderam as crianças assistidas pelas entidades cadastradas

Além das doações espontâneas, arrecadadas por meio dos pontos de coleta, a iniciativa também contou com a entrega de agasalhos novos, adquiridos pela Prefeitura de Jundiaí, e doados pelo Fundo Social, para crianças cadastradas e com idade entre zero e 12 anos. Ao todo, foram 10.928 conjuntos de calça e blusa, atendendo 4.612 famílias.

Já a Campanha Natal Solidário entregou 12.469 brinquedos novos, em 2020. Em função das vedações legais impostas pelo período eleitoral, a Prefeitura de Jundiaí não firmou a parceria público-privada para a compra dos brinquedos, a exemplo dos últimos dois anos. Sendo assim, a aquisição dos itens foi feita, integralmente, pelo Poder Público. A ação também contou com a ajuda da população, que doou outros 1.544 brinquedos novos e usados, diretamente, na unidade, até o dia 23 de dezembro.

O Fundo Social de Solidariedade está localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/31/balanco-2020-transformar-talentos-em-oportunidades-e-a-vocacao-do-funss/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original