Prefeitura e FMJ iniciam plano de ação conjunta de desenvolvimento social

Publicada em 14/01/2021 às 17:31

Representantes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciaram na manhã desta quinta-feira (14) o traçado de um plano de ação conjunta com foco no desenvolvimento social.

Entre os assuntos tratados na reunião realizada na instituição de ensino e pesquisa foram apresentados: as ações já desenvolvidas por ambos para crianças e mulheres vítimas de violência, idosos e população em situação de rua; os projetos da faculdade com intersecção na área social, como o “Novo Olhar”, realizado na casa de passagem; os impactos da pandemia; a Casa Sol, equipamento municipal de abrigamento sigiloso para mulheres violentadas; pesquisas acadêmicas sobre o público alvo da Assistência Social em andamento na instituição; e a importância da integração eletrônica entre os prontuários de saúde e socioassistenciais para o atendimento universal dos cidadãos.

Participaram do encontro o gestor da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Roberto Araújo, e a gestora-adjunta, Maria Brant; o diretor da FMJ, dr. Evaldo Marchi; a vice-diretora da instituição, drª Ana Carolina Marchesini; e a professora Tânia Pupo, do departamento de Saúde Coletiva e assessora de Planejamento.

Dois homens e três mulheres conversando, sentados ao redor de uma mesa circular de vidro com papeis, frascos de líquidos e vaso de planta
Pauta da reunião foi a criação de plano conjunto com foco no desenvolvimento social

Roberto ressaltou a importância da instituição para o Município. “Entendemos a FMJ como um celeiro de talentos, que tem muito a contribuir com seu olhar plural para a construção de um plano de ação conjunta. Sabemos dos mapeamentos que a instituição tem sobre a realidade da cidade e esses são dados importantes para a construção de políticas públicas que impactem a vida dos cidadãos, principalmente no âmbito social. O fomento ao trabalho integrado em rede e a sistematização dos dados têm sido a tônica que queremos dar à UGADS e a FMJ pode e muito contribuir para potencializar isso”.

Dr. Evaldo avaliou o momento como propício para o alinhamento das instituições. “A FMJ tem como vocação a sua intersecção com a cidade e tem com a Prefeitura desejos semelhantes no âmbito social. Diante de todas as possibilidades internas que a faculdade tem, este é o momento de expandir o nosso alcance para fora dos nossos muros”. O diretor também ofereceu a participação de professores e discentes nas atividades sociais da Prefeitura e deixou o site da instituição disponível para divulgações com caráter informativo à sociedade.

Como próximos passos, será criado cronograma de trabalhos e encontros, após as reuniões internas na UGADS e entre a diretoria e os grupos de extensão da Faculdade. Roberto também apresentou à direção da faculdade o trabalho da Rede Jundiaí de Cooperação para a captação de recursos e de parcerias.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/01/14/prefeitura-e-fmj-iniciam-plano-de-acao-conjunta-de-desenvolvimento-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original