Jundiaí recebe doses e inicia a vacinação pelos profissionais da Saúde

Publicada em 21/01/2021 às 14:33

Com a chegada das 4,7 mil doses, no final da manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Jundiaí inicia a vacinação contra COVID-19 no município. A primeira imunizada foi a técnica de enfermagem Tatiane Dantas de Carvalho, 39 anos, funcionária do Hospital São Vicente (HSV), que atua na linha de frente ao atendimento às pessoas acometidas pelo vírus Sars-CoV-2. A distribuição das doses será feita para os serviços públicos e privados da cidade, priorizando o atendimento aos profissionais das alas COVID-19.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, que acompanhou a primeira imunização, a chegada da vacina marca a retomada da esperança para a sociedade. “Assim como anunciamos anteriormente, após a chegada das doses, foi iniciada imediatamente a distribuição e imunização dos profissionais que estão mais expostos à contaminação pelo Novo Coronavírus. Nesta primeira fase recebemos 4,7 mil doses, o que responde por um terço do total de profissionais da Saúde da cidade”, explica o prefeito.

Prefeito Luiz Fernando Machado acompanha o início da imunização contra COVID-19 em Jundiaí

De acordo com o cronograma montado pelos técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a distribuição será feita de forma equânime para os serviços de saúde públicos e privados da cidade, levando em consideração a quantidade de funcionários e as equipes que atuam no atendimento direto aos pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19.

“Me sinto lisonjeada em ser a primeira a tomar a vacina em nossa cidade. Eu incentivo todas as pessoas a tomarem, um recurso importante que nós temos neste momento. Apesar da vacina, as pessoas precisam manter os cuidados necessários para prevenir a doença, como uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos, pois a eficácia da vacina não será imediato”, comenta a técnica de enfermagem Tatiane.

Técnica de enfermagem Tatiane Dantas Carvalho foi a primeira a ser imunizada

A segunda profissional vacinada foi a médica intensivista Milena Bezerra Leão. “A vacina será muito importante para diminuir a velocidade dessa pandemia que começou no ano passado”, disse ela. “Todo mundo estava esperando por esse momento.”

Para garantir a vacinação de seus profissionais, o HSV montou uma megaoperação, que inclui três equipes que irão percorrer os setores do hospital. “Tomamos um cuidado muito especial com relação à segurança, por isso, as vacinas serão aplicadas em cada colaborador em seu setor, evitando movimentação e aglomeração. A imunização obedecerá um planejamento, priorizando as equipes que atuam diretamente nas áreas da pandemia”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Chegada das doses aconteceu no final da manhã, em um dos centros de armazenagem

Logística
Neste primeiro momento, com a priorização dos serviços de Saúde, a entrega das doses será feita pelas equipes da Prefeitura de Jundiaí, acompanhadas pela Guarda Municipal, diretamente aos serviços, onde os trabalhadores serão imunizados em seus respectivos turnos de trabalho.

A cidade aguarda a liberação de novas doses para o atendimento de todo este público prioritário – 15 mil pessoas – bem como iniciar as demais categorias conforme as determinações dos órgãos Federal e Estadual.

Jundiaí recebeu 4,7 mil doses de vacina contra o Novo Coronavírus

“Neste momento, é necessário a intensificação das medidas de prevenção, evitando a contaminação e a transmissão para as demais pessoas da família”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera. “Ainda que as doses que chegaram nesta quinta-feira pareçam pouco perante o que precisamos, é preciso lembrar que a quantidade será suficiente para vacinar todos os profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à doença.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Confira mais fotos do início da vacinação contra a Covid-19


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/01/21/jundiai-recebe-doses-e-inicia-a-vacinacao-pelos-profissionais-da-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original