Cães e gatos estão disponíveis para adoção no Debea

Publicada em 22/01/2021 às 12:02

A Piriguete tem aproximadamente dois anos e, nesse curto período de vida, já passou por experiências tristes. Antes de chegar ao Debea (Departamento de Bem-Estar Animal), órgão da Prefeitura de Jundiaí vinculado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, ela pertencia a um morador de rua e foi atropelada. “Depois, ela passou a ser de outro morador de rua e foi atropelada uma segunda vez”, conta a agente operacional Jéssica Cristina de Lima Teixeira, que trabalha no Debea. “É um animal muito amoroso.”

Piriguete foi atropelada duas vezes e espera adoção

Histórias como essa não são exclusividade da Piriguete. Outros diversos animais, entre cães e gatos, foram abrigados após sofrerem abandono ou maus-tratos. Atualmente, o Debea possui cerca de 90 animais em suas dependências – 70 cães e 20 gatos. “Todos estão castrados e microchipados”, salienta a diretora do órgão, Daniela Araújo Passos. “Adotar exige responsabilidade e os interessados precisam passar inclusive por uma entrevista”, observa. “Nós tentamos entender o perfil do futuro dono e encaixá-lo no perfil do animal.”

Outros cães aguardam adoção, como o Chico, que é cego, e o Bueiro, que foi abandonado uma segunda vez após ser adotado. “Para pessoas mais idosas, um cão um pouco mais velho, que tende a ser mais calmo, pode ser uma excelente companhia”, diz a diretora. Durante o processo de adoção, os profissionais do Debea também conhecem a casa onde o animal deverá viver. “Precisamos entender se o local oferece condições para isso.”

Como adotar
Para entrar em contato com o DEBEA é só ligar no 4582-2649, mandar e-mail (debea@jundiai.sp.gov.br) ou comparecer à rua Abrahão Farrão, 08 – Parque Centenário, de segunda à sexta, de 9h às 12h ou de 13h às 15h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ

Outros cães disponíveis para adoção no Debea

Alguns gatos disponíveis para adoção


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/01/22/caes-e-gatos-estao-disponiveis-para-adocao-em-abrigo-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original