Defesa Civil faz alerta sobre possibilidade de pancadas de chuva no início da semana

Publicada em 01/02/2021 às 15:53

A Defesa Civil faz alerta da possibilidade de pancadas de chuva forte, com momentos de tempestade severa, raios e ventos, na região de Jundiaí entre esta segunda (01) e a quarta-feira (03). As informações são baseadas em boletim publicado pela Defesa Civil do Estado.

Embora a previsão para os acumulados de chuva seja baixo (30 milímetros), a chuva poderá ser irregular, com ausência em determinados pontos e temporais em outros, com grande volume de água e em curto período, o que eleva o risco de desabamentos, alagamentos, enchentes, enxurradas e ocorrências relacionadas a raios e ventos, principalmente em áreas vulneráveis.

Atualmente, o Município encontra-se em estado de Observação. Apesar de chuvoso, o mês de janeiro teve em Jundiaí média inferior à histórica. O acumulado ficou em 377 milímetros, abaixo, portanto, dos 432 milímetros esperados (considerando-se os últimos nove anos).

Panorama de alto de cidade, com prédios, árvores e colinas ao fundo, com nuvens escuras e chuva
Região tem possibilidade e pancadas de chuva, com momentos de tempestade severa, raios e ventos

Fake news
A Defesa Civil também faz alerta sobre divulgação nas redes sociais que afirma, sem embasamento científico ou pesquisa climatológica, que o país terá o fevereiro mais quente da história. O esclarecimento é feito por nota oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. Os interessados em receber alertas meteorológicos da Defesa Civil devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse e terão seu número cadastrado.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/02/01/defesa-civil-faz-alerta-sobre-possibilidade-de-pancadas-de-chuva-no-inicio-da-semana/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original