Vacinas chegam para atender idosos 90+ e profissionais de Saúde

Publicada em 03/02/2021 às 11:59

Por volta das 9h30, desta quarta-feira (3), a van da Prefeitura de Jundiaí, da Unidade de Gestão de Promoção da Saude (UGPS), chegou da viagem até o Centro de Distribuição da Diretoria Regional de Campinas, onde os técnicos da Central Farmacêutica de Vacinas foram retirar 5.500 doses de vacinas contra COVID-19, que serão usadas para o atendimento a mais grupos de profissionais da Saúde e idosos com 90 anos ou mais. Os imunizantes serão aplicados em postos estratégicos para facilitar o acesso dos usuários dos públicos-alvo definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Profissionais de saúde guardam vacinas em prateleira na geladeira
Vacinas são mantidas na temperatura ideal para depois serem levadas aos locais de vacinação

“Esta é a terceira remessa de doses que Jundiaí recebe e a maior até o momento. Desta vez, são frascos da Coronavac, multidose, com 10 doses em cada frasco. Com isso, será possível avançar nos grupos, inserindo os idosos de 90 anos ou mais e mais grupos profissionais de Saúde”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Vacinação
As doses aos idosos 90 anos ou mais serão oferecidas entre segunda-feira (8) a quarta-feira (10) no drive-thru, a partir das 18h, no Parque da Uva. A escala de imunização atenderá ao critério de mês de nascimento: janeiro a abril, na segunda-feira; maio a agosto, na terça-feira e de setembro a dezembro, na quarta-feira. Em caso de não comparecimento na data ou finalização das doses disponíveis, será agendada e divulgada nova data para o público citado, com a garantia de imunização de todos os integrantes do grupo específico. Os idosos devem apresentar CPF, comprovante de residência e documento com foto.

Desta vez são frascos da Coronavac, multidose, com dez doses em cada frasco

Os idosos acamados com mais de 90 anos devem agendar o atendimento com Central de Agendamento de Consultas (CAC), pelo telefone 4531-8670, a partir de quinta-feira (4). Para a recepção da vacina é indicado que se faça o cadastro no site VacinaJá, do Governo do Estado de São Paulo, para facilitar a digitação dos dados do vacinado.

Já para os demais profissionais da Saúde (profissionais de laboratórios de análises clínicas – profissionais que coletam e processam os exames e biomédicos -; profissionais de clínica de Imagem – técnicos de radiologia, equipe de enfermagem e médicos -; profissionais de clínicas de hemodiálise -médicos e equipe de enfermagem -; profissionais do Banco de Sangue – médicos e equipe de enfermagem -) serão imunizados na quinta-feira (4), na Paróquia Santo Antonio, no Anhangabaú. Será necessária a apresentação da carteira de conselho de classe, CPF e comprovante vínculo com a instituição, das 9h às 16h.

Na sexta-feira (5) e no sábado (6) serão imunizados os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos e auxiliares de odontologia, na Paróquia Santo Antonio, no Anhangabaú, das 9h às 16h. Os mesmos profissionais também serão vacinados no sábado (6), das 9h às 16, na Nova UBS Jardim do Lago. Os documentos de conselho de classe e CPF também devem ser apresentados pelos profissionais elencados. A indicação de cadastro no site Vacina Já também é orientado para aos públicos técnicos.

A vacinação segue os grupos e as datas determinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS). Até o momento, a imunização atende a profissionais da Saúde que atuam em linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus de serviços públicos e privados, demais profissionais de hospitais, serviços de diagnóstico, Prontos Socorros e Prontos Atendimentos, e profissionais da Saúde Pública, idosos de instituições de longa permanência (ILPIs) e os profissionais desses serviços.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/02/03/vacinas-chegam-para-atender-idosos-90-e-profissionais-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original