Cultura apresenta cronograma para elaboração de Plano Municipal

Publicada em 04/02/2021 às 18:25

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizou, na noite dessa quarta-feira (04), a primeira reunião on-line do ano para tratar da elaboração do Plano Municipal de Cultura, iniciativa que conta também com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Além da apresentação, foi também proposto cronograma de ações, ainda a ser votado pelo Conselho.

O Plano Municipal de Cultura é o instrumento legal para que o Poder Público tenha como compromisso assumir e executar, por meio de políticas, as diretrizes estabelecidas para a Cultura no Município na perspectiva de dez anos, a partir de sua publicação como lei.

Também foi apresentada no encontro pesquisa de hábitos culturais, realizada pela Fatec Jundiaí, sob encomenda da UGC, entre os dias 20 de setembro e 25 de outubro de 2019, com 2769 entrevistados (dos quais, 2571 válidos), em todas as regiões do Município.

Imagens de um homem e uma mulher extraídas de um vídeo, sobre uma imagem de fundo de prédio histórico
Reunião continua disponível no YouTube e Facebook da Cultura

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica que “Nesta etapa de construção participativa, serão realizadas reuniões das Câmaras Setoriais do Conselho, audiências e fóruns descentralizados junto à população, pesquisa qualitativa com o cruzamento de dados e fórum específico com os integrantes do Comitê das Crianças. Teremos também a preocupação de dialogar com as diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como Promoção da Saúde e Educação, por exemplo, que podem contribuir para esta construção com suas realidades”.

Peroni explica também os princípios norteadores da construção do Plano. “O Município aderiu ao Sistema Nacional de Cultura em 2017 e agora precisamos fazer com que o Plano a ser construído dialogue nas esferas tanto federal quanto estadual. É muito importante que, atentos aos princípios participativo, técnico, político e sistêmico, consigamos construir um Plano exequível e possível, com metas e objetivos possíveis, como forma de balizar não a atuação cultural de um governo eleito, mas de todos os que estiverem no comando de Jundiaí no decênio”.

A coordenadora do CMPC, Rosana Congílio, fez um apelo ao envolvimento dos diversos setores na elaboração do Plano. “Neste momento de construção conjunta é muito importante a participação de todos e o Conselho é o canal legítimo de escuta dos anseios e necessidades. Contamos com o envolvimento de todos, dos conselheiros, da população em geral, do Executivo e do Legislativo, na elaboração desta lei, que serve para o cumprimento e o compromisso da parte do Poder Público”.

Uma vez elaborado o resultado desta etapa participativa de construção do Plano, o texto deve ser apreciado em momentos diversos pelo Conselho e pelos Poderes Executivo e Legislativo. Já a pesquisa de hábitos culturais e o conteúdo do encontro podem ser conferidos no site da Cultura.

Assista à reunião:

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/02/04/cultura-apresenta-cronograma-para-elaboracao-de-plano-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original