COVID-19: Jundiaí já aplicou 18,9 mil doses de vacinas

Publicada em 21/02/2021 às 21:35

Ao completar um mês desde o início da dispensação das vacinas pelos governos Federal e Estadual, e aplicação da primeira dose contra a COVID-19, infecção causada pelo Novo Coronavírus, a Prefeitura de Jundiaí contabiliza a quantia de 18.962 doses de vacinas aplicadas, entre Coronavac/Butantan e Oxford/Astrazeneca. Ao todo, a cidade recebeu 21.720 doses entre as destinadas para a primeira e para a segunda aplicações.

Com a publicação dos dados de vacinação no portal da Prefeitura de Jundiaí, a partir da página Coronavírus, é possível acompanhar a evolução da aplicação das primeiras doses nos grupos prioritários já autorizados pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) – sendo profissionais da Saúde, idosos acima de 90 anos, idosos entre 85 a 89 anos, idosos em instituições de longa permanência e pessoas institucionalizadas, bem como a segunda dose dos profissionais de Saúde que atuam na linha de frente no combate COVID-19.

É importante destacar que para o grupo prioritário de profissionais de Saúde, como não foram enviadas doses suficientes para todos que atuam no setor, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) segue a estratégia estadual, com o atendimento a categorias do grupo, priorizando os com maior risco e exposição ao vírus Sars-CoV-2. Contudo, a UGPS encaminha ofício às autoridades federais e estaduais para que disponibilizem grades de vacinas suficientes para completar todos os quadros dos grupos já iniciados.

Vacinação em Jundiaí completa um mês desde a primeira aplicação

Até o balanço apresentado neste domingo (21), das 18.962 doses aplicadas, 6.545 foram em primeira dose para profissionais de hospitais, 1.006 em primeira dose para idosos e pessoas portadoras de deficiências institucionalizados, 3.424 para profissionais da Saúde (autônomos e profissionais da rede de Atenção Básica pública e privada atuando na linha de frente), 3.623 pessoas com 85 anos ou mais e 728 pessoas acima de 85 anos acamadas. Dos profissionais de Saúde da linha de frente, 3.636 receberam a segunda dose e passam para a categoria vacinação completa contra a Covid-19.

Nesses 30 dias de atividades intensas entre as equipes formadas por profissionais de Saúde UGPS, nenhum serviço deixou de ser realizado em toda a rede de Saúde de Jundiaí, sendo ampliado, em horário noturno, o atendimento em vacinação no sistema drive-thru montado no Parque da Uva, que registrou o movimento de mais de 2,5 mil pessoas com mais de 85 anos, entre os dias 8 a 18 de fevereiro.

Durante o período, apenas duas ocorrências foram registradas no atendimento, ambas no dia 9 de fevereiro: uma fatalidade -, o falecimento de idoso em decorrência de aneurisma dissecante da aorta – identificado em laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) –; e uma única falha na aplicação de dose, ocasionada por evento adverso no interior do veículo em que a munícipe idosa estava, quando o cão da família, -que estava no interior do carro -, no momento da aplicação latiu e avançou em instinto de defesa à dona, assustando a profissional.

Esta última ocorrência foi prontamente encaminhada à UGPS e avaliada pela Divisão de Imunização, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, que coordena as ações de imunização no Estado. Constatada a falha de aplicação, a munícipe recebeu a dose em sua residência, em ato contínuo. Pelo fato, foi aberta sindicância pela UGPS para a apuração do caso que, ao que indica nas imagens e no relatório ratificado pelo órgão estadual, não foi imbuído de má fé da profissional, e sim, uma eventualidade, ocorrida em virtude das condições adversas apresentadas no momento da aplicação.

É essencial que a população se atente aos cuidados necessários durante a aplicação das vacinas contra COVID-19, que estão sendo realizadas em locais abertos ou nas residências, evitando qualquer condição que possa colocar em risco o usuário ou o vacinador.

Atualmente, o protocolo de aplicação contempla a apresentação da seringa com a dose ao usuário que será vacinado e seus acompanhantes, é feita a aplicação e na sequência, apresentada a seringa após a aplicação, para a total transparência e segurança à população de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/02/21/covid-19-jundiai-ja-aplicou-189-mil-doses-de-vacinas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original