Desemparedamento: guia apresenta sugestões de atividades para as escolas
Publicada em 24/02/2021 às 16:34Um material para auxiliar as escolas a pensar ações para o desemparedamento, iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), para o desenvolvimento da aprendizagem em espaços abertos e em meio a natureza. Com esse objetivo foi lançado nesta quarta-feira (24), durante a programação virtual da IV SAP (Semestre de Atualização Pedagógica), o “Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí”, formatado em parceria com o Instituto Alana. A transmissão foi feita pelo canal 24 da NET e nas redes sociais da TVTEC.
“O desemparedamento hoje é uma realidade no Município e não é só a experiência que temos tido no Mundo das Crianças. O ambiente da cidade, que possibilita a relação com a natureza, tem sido utilizado para o desenvolvimento cognitivo, emocional e sensorial de nossas crianças a partir de diversas experiências vivenciadas fora das salas de aulas. Estamos felizes que a iniciativa foi abraçada e já apresenta resultados positivos. Esse guia, formatado em parceria com o Alana – renomado instituto -, vem para complementar, sendo mais uma ferramenta para nossas escolas”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado.
O “Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí” reúne, a partir de estudos realizados em três escolas municipais com diferentes características estruturais e arquitetônicas e baseado em pesquisas científicas, possibilidades de atividades para serem desenvolvidas tanto nas áreas externas das unidades escolares, como no entorno, em locais como praças e centros esportivos. O material, que inicialmente será disponibilizado em formato digital para a rede municipal de ensino, tem sugestões para todos os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“O objetivo ao reunir as orientações é que as equipes olhem para o guia, entendam as propostas e façam a transposição para suas comunidades, levando em conta cada realidade. Diante da pandemia de Covid-19, o município desenvolveu um novo jeito de ofertar aprendizagem, considerando a potência da infância e dos educadores. A experiência que passa pelo corpo, permanece por toda a vida”, destacou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Tendência
Convidada para o lançamento, a assessora pedagógica do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, que atua nos eixos de cidade e educação, Paula Mendonça, também enfatizou a importância de o município adotar como projeto o desemparedamento, observando que a cidade se adiantou ao que já era uma tendência.
“A necessidade do desemparedamento vinha sendo estudada antes da pandemia. É importante destacar que o município de Jundiaí já estava pensando em políticas públicas para a infância a partir da integração de diversos setores, por meio do programa “Criança e natureza”. Em agosto, começamos a trabalhar no guia, que traz iniciativas com a intenção de que os educadores olhem para sua realidade e façam as adaptações”, acrescentou.
SAP
Neste ano, a IV SAP deixou de ser a Semana de Atualização Pedagógica e se tornou o Semestre de Atualização Pedagógica. O objetivo é trazer reflexão para os profissionais da rede municipal de ensino sobre a prática das vivências escolares e o universo da Educação em tempos de pandemia. A programação da SAP foi iniciada em janeiro e prossegue até julho com eventos virtuais. A próximo live será no dia 17 de março.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
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