Administração de Jundiaí institui política de governança
Publicada em 27/02/2021 às 19:32Desde 2017, a Prefeitura de Jundiaí vem aprimorando sua maneira de governar, com medidas orientadas para resultados, como a implantação das Plataformas de Governo, que deu mais eficiência e agilidade à gestão pública. Seguindo este modelo, que tem o reconhecimento de instituições internacionais, a Administração baixou um decreto instituindo a política de Governança Pública Municipal.
“Quando Jundiaí é colocada como a segunda melhor cidade do Brasil e a primeira do Estado para se viver, como foi aferido em índice recente da Macroplan, isso está relacionado a uma gestão moderna, focada no serviço público de qualidade prestado ao seu cidadão”, afirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Estamos investindo cada vez mais em modelos e ferramentas que permitam mais qualidade e transparência.”
Como explica o diretor da Unidade Central de Planejamento e Governança, Fernando Luís Polo, não é comum um município brasileiro com política de governança estabelecida – o que comprova outra vez a inovação da atual gestão municipal de Jundiaí. “Dessa forma, o Governo Municipal institucionaliza suas políticas públicas para que elas não sejam interrompidas a longo prazo e nos serviços prestados à população”, explica Polo. “Não faz sentido interromper políticas públicas a cada mudança de governo, pois isso sempre traz prejuízos sociais e econômicos.”
Polo lembra que muitas empresas públicas possuem regras de governança e que esse modelo ajuda a focar nos objetivos e metas estabelecidos para o seu funcionamento. “Por que, então, não levar este modelo, que é usado pelos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), para a Prefeitura?”
O decreto, publicado na Imprensa Oficial do Município nesta quarta-feira (24), prevê também a implantação de um comitê executivo que, entre outras funções, deverá propor medidas para melhorar cada vez mais este novo modelo de governança implantado. O comitê será composto por gestores que atuam na plataforma de Governança, Finanças e Transparência.
A instituição de uma política de governo como essa tem, entre suas principais motivações, o fortalecimento da confiança da sociedade nas instituições públicas, a busca por maior coordenação das iniciativas de aprimoramento institucional e o estabelecimento de patamares mínimos de governança.
“Nossa proposta é, cada vez mais, formular e implementar políticas e serviços públicos que atendam às necessidades da comunidade”, diz Polo, que também lembra que a diretriz visa assegurar uma gestão profissional com instrumentos de planejamento e acompanhamento das políticas e programas de governo.
“Não tenho conhecimento de nenhum município brasileiro que adotou esse modelo de governança”, afirma o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Em Jundiaí, implantamos a Unidade Central de Entregas (UCE) e também o Observatório Jundiaí, que permite que o morador da cidade acompanhe os projetos e investimentos. Estamos sempre primando pela transparência, que é um dos princípios desse novo modelo.”
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
-
02/11/2024
Jundiaí Empreendedora fortalece a empregabilidade e inclusão social da cidade
-
28/10/2024
Jundiaí terá Semana da Tecnologia entre 4 a 8 de novembro
-
04/07/2024
Colégio Elíseos adere ao ‘Cidade das Crianças’ e garante marcações do programa em praça
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original