Prefeitura expande sistema de telefonia via internet

Publicada em 28/02/2021 às 11:25

A Prefeitura de Jundiaí está inovando seu sistema de telefonia via internet. A tecnologia, já em uso em prédio públicos como Complexo Argos e na sede da Guarda Municipal, dentro de alguns dias será implantada para todo Paço Municipal e trará mais velocidade para o munícipe nas suas ligações.

Funcionário pública utiliza telefone no Paço Municipal
Tecnologia e inovação nas ligações em prédios públicos

Segundo o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Administração e Gestão de Pessoas, Guilherme Debroi de Campos, as vantagens desse sistema, conhecido como VoIP, são várias. “Quando um munícipe for transferido para um determinado ramal e esse ramal estiver ocupado, ele será automaticamente transferido para um ramal configurado, do mesmo setor”, explica. “Além disso, quando algum funcionário da Prefeitura ligar para uma pessoa, ela poderá visualizar o número exato do ramal em seu identificador de chamadas.”

“A modernização da telefonia busca melhorar tanto o atendimento ao usuário interno quanto ao usuário externo que utiliza nossos serviços”, afirma a gestora da Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello de Oliveira.

Com a expansão desse sistema, a Prefeitura poderá fazer conexão direta, por ramal, entre prédios da Administração Pública. Isso só foi possível graças a investimentos em uma rede de fibra ótica que atinge diversos espaços públicos. A ideia, diz Guilherme, é que seja possível se comunicar por ramal entre todos esses prédios, reduzindo os gastos de telefonia, como ligações entre Paço Municipal e uma Unidade Básica de Saúde ou uma Escola Municipal, por exemplo.

“Isso também deve trazer economia aos cofres públicos, pois passamos a usar a rede de dados já existente para se comunicar, não somente a linha telefônica convencional”, explica Guilherme. É importante lembrar, explica o diretor, que qualquer ligação para fora continua a ser feita normalmente. “A conversão da tecnologia das ligações realizadas e recebidas ocorrerão de forma automática, imperceptíveis aos usuários.”

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/02/28/prefeitura-expande-sistema-de-telefonia-via-internet/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original