Retorno presencial: após o primeiro mês de aulas não há registro de contaminação por COVID-19 no ambiente escolar

Publicada em 01/03/2021 às 18:24

Conforme previsto no plano de retomada presencial das escolas da rede municipal de ensino, técnicos das Unidades de Gestão de Educação e de Saúde fizeram nova análise do cenário epidemiológico das escolas. Entre os dias 1 e 28 de fevereiro – primeiro mês de aulas -, foram contabilizados 20 casos positivos de COVID-19. Desses, nove casos foram confirmados nos últimos 15 dias, ou seja, após o dia 16 de fevereiro.

A partir da aplicação da investigação epidemiológica, medida aprovada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), foi apurada as características do contágio e, até o momento, constatou-se que as contaminações não ocorreram no espaço escolar. Para dar ainda mais transparência a divulgação dos dados, nos próximos dias, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Cijun, lança um aplicativo que vai reunir, de forma on-line, as informações sobre os casos suspeitos e positivos nas EMEBs.

“Desde o início da pandemia, atuamos de forma integrada e seguindo todos os protocolos sanitários. Neste momento, está em fase de testes esse APP, que será utilizado pelas equipes das Unidades de Gestão de Educação (UGE), Promoção da Saúde (UGPS) e Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) para a comunicação dos casos. A nova ferramenta dará mais agilidade aos procedimentos, ao permitir a comunicação entre os setores em tempo real. Além disso, já serão gerados gráficos para que possamos fazer o tratamento das informações e comunicar a sociedade a cada 15 dias, mantendo sempre o princípio da transparência”, destaca a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Imagem mostra mão de mulher segurando a um celular, na tela o aplicativo com fundo azul e quatro links para serem selecionados,
APP vai reunir as informações sobre os casos suspeitos e positivos nas EMEBs

Atualmente, todos os casos registrados são afastados do ambiente escolar assim que surgem os sintomas e encaminhados ao sistema de Saúde para acompanhamento. Toda a comunicação ocorre, também de forma imediata, mas com o uso de ferramentas como o email e o telefone. A Vigilância Epidemiológica é notificada e faz o monitoramento tanto dos suspeitos como dos positivos, reforçando as orientações referentes aos protocolos sanitários.

Na rede municipal de ensino o retorno presencial não é obrigatório. Os responsáveis assinaram carta de aceite para que os alunos retornassem ao ambiente escolar. As aulas estão sendo oferecidas no formato híbrido: on-line e presencial. Atualmente, 18 mil estudantes – dos mais de 39 mil matriculados – optaram pela atividade presencial. Eles estão divididos em 1.590 grupos, dos quais cerca de 10 tiveram as aulas suspensas em decorrência dos casos suspeitos e positivos. Estão atuando nas EMEBs cerca de 3,7 mil profissionais.

Protocolos
As EMEBs seguem protocolos de segurança sanitária aprovados por técnicos do CEC. São detalhados fluxos das unidades escolares, equipamentos de proteção individual para os educadores, uso de máscara pelas crianças, higienização frequente das mãos com álcool em gel e sabão, aferição de temperatura, restrição para ocupação com capacidade reduzida nas salas, além de monitoramento diário dos índices epidemiológicos.
A UGE também desenvolve o projeto de desemparedamento, que prevê possibilidade de aprendizagem em ambientes abertos e em meio à natureza.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/01/retorno-presencial-apos-o-primeiro-mes-de-aulas-nao-ha-registro-de-contaminacao-por-covid-19-no-ambiente-escolar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original