Jundiaí amplia parceria com o Hospital Regional e leitos COVID-19 públicos passam para 168

Publicada em 11/03/2021 às 12:37

A Prefeitura de Jundiaí recebeu, na noite de quarta-feira (10), a confirmação da ampliação em mais 30 leitos de enfermaria e mais dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional (HR) para a retaguarda ao atendimento em demanda geral no Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Com o aumento na parceria – resultado de conversa entre o Prefeito Luiz Fernando Machado com o vice-governador Rodrigo Garcia, nesta semana – o HSV passa a operar, a partir de hoje, com 168 leitos públicos exclusivos para COVID-19, o que representa 105% de aumento desde o início do ano.

“A parceria com o Estado, a partir da rapidez do vice-governador Rodrigo Garcia, amplia as possibilidades para o atendimento de Jundiaí e da região, que conta com cerca de 900 mil habitantes e tem nossa cidade como referência em alta complexidade. Avançamos, mas somente com o apoio da população vamos conseguir superar mais essa fase severa da pandemia”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Hospital Regional amplia oferta de leitos de retaguarda para HSV

Já o hospital centenário de Jundiaí, referência em atendimento de alta complexidade para toda a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), passa a contar com 83 leitos de UTI e 85 leitos de enfermaria exclusivos para o atendimento COVID-19.

Desde o início do ano, o HSV ampliou o número de leitos em 105%, passando de 82 para 168. “Com a inclusão de mais 30 leitos de enfermaria e dois de UTI do HR, o HSV conseguirá contingenciar a demanda interna e possibilitará a ampliação de leitos exclusivos COVID-19 para 168, sendo 83 UTI e 85 enfermarias, maior que o ofertado em estrutura interna do HSV durante o primeiro pico da pandemia”, ressalta o superintendente do HSV, Matheus Gomes. “Além disso, viabilizamos parceria com o Hospital Santa Elisa para atendimento de pacientes não-COVID-19, onde temos a retaguarda de 35 leitos de enfermaria e três de UTI”, completa.

Com ampliação da retaguarda no HR, Hospital São Vicente amplia em 104% oferta de leitos desde o início do ano

“Jundiaí conta com grandes parceiros para o enfrentamento da pandemia. No ano passado, o HR e o HSV trabalharam em conjunto, como um grande complexo de atendimento à Saúde, para garantir que tanto a pessoa que precisasse de um leito para COVID-19, quanto para aqueles que estavam com outras doenças com necessidade de internação, tivessem demanda atendida. Ninguém precisou ser transferido para outra cidade”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, que completa: “Mas a maior parceria é com a população. Somente se todos adotarem as medidas sanitárias de distanciamento, uso de máscara, higienização e ventilação dos ambientes é que conseguiremos superar mais essa etapa.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/11/jundiai-amplia-parceria-com-o-hospital-regional-e-leitos-covid-19-publicos-passam-para-168/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original