Jundiaí ganha reforço de novos guardas municipais
Publicada em 16/03/2021 às 18:24A segurança de Jundiaí ganhou nesta semana mais um reforço no patrulhamento preventivo da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Os 17 novos integrantes, formados pelo Centro de Instrução e Formação (CIF) da corporação, já iniciaram os trabalhos em diversas áreas de atuação da GMJ, como o patrulhamento do Centro Seguro e a escolta das doses até os locais de vacinação. Com a chegada dos novos integrantes, Jundiaí passa a contar com um efetivo de 370 guardas municipais, sendo 43 integrantes mulheres.
Respeitando os protocolos sanitários, a formação iniciou-se em outubro do ano passado e contou, em cinco meses de duração, com carga horária de 800 horas/aulas. O treinamento intensivo na sede da GMJ no Complexo Fepasa teve 17 disciplinas, em modalidades como treinamento de tiros de calibre 12 e pistola 380, controle de distúrbios, abordagem e rádio comunicação. Já na parte teórica, o conteúdo em sala de aula contou com conteúdos como Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Direito. O corpo docente da formação foi composto por 55 guardas voluntários e credenciados da própria corporação.
Referência na formação de guardas municipais na região, o CIF formou nesta turma um total de 24 novos guardas, sendo, além dos 17 da corporação jundiaiense, quatro de Bragança Paulista e três de Cabreúva. Por conta do enfrentamento à pandemia, não foi realizada cerimônia de formatura dos novos guardas.
O prefeito Luiz Fernando Machado destaca os investimentos realizados na corporação. “A contratação de novos agentes para a Guarda Municipal de Jundiaí soma-se a outros investimentos, que vão desde a formação continuada de seus integrantes até a integração das forças policiais e as aquisições importantes para o fortalecimento do patrulhamento preventivo”.
De 2017, foram contratados 60 novos guardas e a frota da GMJ recebeu cerca de R$ 3,5 milhões em investimentos em 27 novas viaturas, duas delas para a Divisão Florestal. Foram adquiridos ainda 32 armamentos de grosso calibre – sendo 18 carabinas .40 e 14 espingardas calibre 12 -, além de cinco mil munições. Em novembro de 2019, ano em que completou 70 anos, a GMJ ganhou ainda um novo estande de tiros, no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Prefeitura, localizado no Distrito Industrial.
Em dois anos, 40 novos guardas foram contratados a partir deste concurso aberto em 2019. Como explica o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, “há muitos guardas afastados e outros tantos se aposentando. Se faz necessário essa reposição e quem ganha com isso é a população que terá mais guardas no patrulhamento”.
A gestora da Unidade de Segurança Municipal, Coronel PM Carla Basson, destacou os investimentos que o governo municipal vem realizando nesses últimos anos na segurança do município. “A formação de novos guardas municipais fortalece toda a estrutura da segurança pública no município aliado às ações e medidas preventivas junto à sociedade como já estamos fazendo através dos nossos programas que estão em execução que são a Guardiã Maria da Penha, Anjos da Guarda e Bairro Seguro”, comenta a gestora.
Mais segurança
Operado pelo Centro de Controle Operacional e pelas equipes de inteligência da corporação, a GMJ conta ainda com sistema de vigilância por câmeras de monitoramento, que tem auxiliado na solução de casos e colaborado com a atuação de outras corporações, como a Polícia Civil.
No total, são 187 câmeras próprias, instaladas em pontos estratégicos, sendo 102 câmeras OCR (sigla do inglês que se traduz como reconhecimento óptico de caracteres) para a leitura de placas de veículos e outras 85 de monitoramento (CFTV). Mais 60 câmeras deverão ser instaladas na região do Jardim Santa Gertrudes, Vila Comercial, Vila Maringá e Serra do Japi.
Outras iniciativas foram desenvolvidas nos últimos anos, como a assinatura, em junho de 2019, do convênio com o Ministério Público instituiu ainda a criação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, com a finalidade de acompanhar as mulheres vítimas de violência doméstica através de medidas protetivas encaminhadas pelo Judiciário. Além da criação do Programa Bairro Seguro, com patrulhamento de guardas fixos e viaturas, a fim de reforçar a segurança da população e dos comerciantes nas regiões do Centro e Ponte São João.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
Segurança Pública Municipal investe em procedimentos operacionais padrão
-
11/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada em quatro serviços de saúde
Baixe as fotos desta notícia na resolução original