IV SAP apresenta a importância da vivência dos educadores no desemparedamento

Publicada em 17/03/2021 às 17:02

O terceiro encontro do IV SAP – Semestre de Atualização Pedagógica (SAP) – promovido de maneira digital pela Unidade de Gestão de Educação foi realizado na manhã desta quarta-feira (17) e teve a temática “O encantamento da criança com a natureza”. A atividade contou com a participação da pedagoga, professora de rede pública e coordenadora do programa Ser Criança é Natural do Instituto Romã, Ana Carol Thomé. 

O evento iniciou com a apresentação de imagens de diversas Caixas da Natureza, uma atividade realizada em dezembro de 2020, pelos profissionais que atuam nas escolas municipais e inspirada na criação de Ana Carol. 

O objetivo foi propor que todos os educadores conhecessem e descobrissem a natureza e os arredores do local onde atuam. Gestores e equipe tiveram um dia para brincar nos espaços das escolas, praças, jardins e descobrirem brincadeiras nesses locais. 

Após as atividades, as equipes acondicionaram alguns elementos da natureza que foram significativos para a experiência e um relato sobre a vivência dentro de uma caixa, onde também estava o convite para o IV SAP. Em seguida, cada unidade enviou sua caixa para outra escola, visando inspirar os colegas educadores para as atividades com a natureza. 

“Fico feliz pela Caixa da Natureza ter inspirado uma ação tão potente no início do ano escolar e espero que essa aprendizagem inspire ainda mais bons momentos para crianças. É importante saber que a investigação do lado de fora está acontecendo pelos professores e como eles estão experimentando essas ações”, afirma a professora.

Imagem foca nas mãos de mulher que segura um prato branco com um bolinho de argila com flores espetadas no topo
Caixa da Natureza incentivou os educadores a viverem as atividades do desemparedamento

A importância de ações contínuas dos educadores como a realizada com a Caixa da Natureza foi amplamente discutida. “O educador precisa ter um corpo ativo, vivendo os espaços. Não estamos nos colocando no lugar das crianças e sim no lugar de educador, experimentando, de fato, as atividades. É rico perceber quando os educadores estão atravessados pela experiência, como o apresentado no início do evento. Com isso é possível sensibilizar todos os sentidos, percepções, desenvolver um refinamento dos sentidos que vai nos aproximar, como educadores, do olhar das crianças e entender que o espaço da escola pode ser qualquer espaço, a escola acontece na relação com o mundo”, comenta a pedagoga. 

Ana Carol vivenciou o deseparedamento em escolas da Inglaterra que trabalham com as aulas realizadas em áreas externas, naturais, em parques públicos, mesmo durante períodos de inverno, e consequentes dias mais frios. “É preciso saber como potencializar as ações com as crianças do lado de fora da sala de aula, isso requer outro nível de presença dos educadores, de atenção de organização e de controle dos espaços, além de saber que é preciso estar preparado para a vida, pois um dia ensolarado pode ser acometido por vento, isso é a vida pulsando”, lembra a pedagoga.

A Caixa da Natureza e o trabalho desenvolvido por Ana Carol foi uma das inspirações para o desemparedamento em Jundiaí e a ampliação do contato da criança com a natureza. “O desemparedamento traz momentos de aprendizagem únicos e diferentes possibilidades de ensinar a partir da concepção de infância potente e da relação das crianças com a natureza. Ouvir e aprender ainda mais sobre o desemparedamento e atividades ao ar livre é importante para todos os nossos educadores”, comenta a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Neste ano, o SAP deixou de ser uma semana de atualização e transformou-se em um evento que será realizado durante todo um semestre, as próximas atividades, também digitais, serão realizadas nos dias 19 de maio e 23 de junho. Os temas e profissionais atenderão às demandas formativas decorrentes das novas práticas instituídas nas escolas. Ainda serão realizadas Vivências e Workshops nos dias 22 e 23 de julho.

imagem mostra print de tela de palestra, dividida em duas, com apresentadora do lado esquerdo e palestrante do lado direito
A pedagoga Ana Paula Thomé (à direita) vivenciou o desemparedamento em escolas na Inglaterra

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/17/iv-sap-apresenta-a-importancia-da-vivencia-dos-educadores-no-desemparedamento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original