Prefeito faz alerta máximo sobre a pandemia em Jundiaí

Publicada em 19/03/2021 às 15:08

Jundiaí passa pelo pior momento da pandemia desde seu início, em março do ano passado. Apenas nesta semana, de segunda (15) a quinta-feira (18), foram 103 internações no Hospital São Vicente de Paulo. Se continuar crescendo nesse ritmo, o número de internações deverá superar a semana anterior, quando deram entrada no mesmo hospital 129 pessoas.

O balanço sobre os casos de Covid-19 e a estrutura hospitalar na cidade foi apresentado pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (19). “A situação é grave, precisamos que todos tenham consciência e evitem a circulação desnecessária e aglomerações”, alertou Luiz Fernando, acompanhado do gestor da Unidade de Promoção de Saúde, Tiago Texera, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado.

Para conter o avanço dos casos, o prefeito afirmou que a Administração Municipal intensificará medidas de fiscalização para coibir aglomerações, além de estar tentando viabilizar a compra de vacinas. “Temos reserva financeira para aquisição de 100 mil doses de vacina”, declarou.

Prefeito Luiz Fernando Machado e a primeira-dama, Vanessa Machado, durante a live desta sexta-feira (19)

Em todos os hospitais da cidade, nos sistemas público e privado, são 401 pessoas ocupando um leito Covid atualmente. “No pior momento do ano passado, em 7 de julho, tínhamos 247 pessoas internadas”, explicou Texera. “Com a nova variante do coronavírus, o número está crescendo muito rápido. Não há sistema público ou privado no mundo que suporte uma elevação assim.”

Apenas na semana passada, 3,3 mil pessoas procuraram uma Unidade Sentinela de Jundiaí – voltada para atendimento Covid-19 – com sintomas da doença. “Desse total, 50% foram confirmadas como casos positivos e, nesse grupo com a doença, de 9% a 10% estão procurando o sistema hospitalar”, declarou Texera.

Segundo dados apresentados, há mais jovens necessitando de leitos agora do que na “primeira onda”. O número de internados com idade inferior a 60 anos aumentou 10%. O número de óbitos em pessoas com idade inferior a 60 anos também apresentou crescimento, chegando a 10,40% a mais.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/19/prefeito-faz-alerta-maximo-sobre-a-pandemia-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original