Jundiaí amplia mais 24 leitos exclusivos Covid neste sábado (20)

Publicada em 20/03/2021 às 16:43

A Prefeitura de Jundiaí e o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) realizam, neste sábado (20), a oitava ampliação, neste mês, de leitos públicos dedicados ao tratamento de casos COVID-19. A cidade passa a contar com 93 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 119 em enfermaria na estrutura do hospital.

O número total de leitos que o Hospital São Vicente pode chegar é de 232, com a oitava ampliação são 212 leitos exclusivos para Covid, aproximando-se ainda mais do limite estrutural.

“Pedimos a cooperação de toda a população, pois, apesar de todos os esforços reunidos, planejamentos e ações para manter o atendimento para todos, estamos chegando a um momento crucial, no limite da estrutura física do Hospital São Vicente”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Imagem mostra enfermeira, paramentada com equipamentos de segurança como máscara, face shield, avental, cuidando de paciente deitado em cama hospitarl
Hospital São Vicente está chegando ao limite estrutural

Apenas na última semana, 3,3 mil pessoas procuraram uma Unidade Sentinela de Jundiaí – voltada para atendimento Covid-19 – com sintomas da doença. “Neste momento o crescimento da demanda por leitos tem avanço abrupto e não gradativo como visto em 2020. Pedimos, especialmente aos jovens, que adotem as medidas de proteção com o uso da máscara, distanciamento social e higienização das mãos. Vale lembrar que o vírus só circula onde as pessoas estão”, alerta o gestor da Unidade de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

“A estrutura centenária do HSV tem limite de expansão. Superamos em quase 30% a estrutura montada durante o pico da pandemia, no ano passado, quando tínhamos 167 leitos de atendimento exclusivo para Covid-19. Se não houver colaboração da população, não será possível acompanhar a crescente no número de casos”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Na última sexta-feira (19), o HSV também anunciou o investimento de dez novos ventiladores, modelo C1, da marca Hamilton, considerados um dos equipamentos mais modernos e que contam com diversos modos ventilatórios e apresentam grande eficácia na assistência a pacientes graves.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/20/jundiai-amplia-mais-24-leitos-exclusivos-covid-neste-sabado-20/