São Vicente faz ampliação de 20 leitos e chega a 100% da sua capacidade estrutural

Publicada em 21/03/2021 às 12:04

Com a nona ampliação nos leitos exclusivos para o tratamento aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) alcança 100% de sua estrutura de leitos de internação dedicados à pandemia. Caso não seja contida a circulação do Novo Coronavírus,  o atendimento corre o risco de ser prejudicado. A partir das 13 horas de hoje, a estrutura passa a contar com 103 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 129 em enfermaria, totalizando os 232 leitos públicos de internação existentes dedicados para Covid-19 em Jundiaí. Entre segunda-feira (15) até o meio-dia de domingo (21), 173 pessoas foram internadas por COVID-19 no HSV. Crescimento de 35% em menos de sete dias.

“A administração não está medindo esforços para não deixar os pacientes sem atendimento. Chegamos ao limite estrutural do São Vicente e mais uma vez pedimos a ajuda da população para diminuir a circulação do vírus e a pressão no sistema hospital. Sempre vale lembrar para que as pessoas não aglomerem, saiam de casa somente se necessário, utilizem sempre máscara e façam a constante higienização das mãos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Não há mais espaços para a ampliação de leitos exclusivos COVID-19 no Hospital São Vicente de Paulo. Conseguimos alcançar esse quantitativo com a junção do Hospital Regional (HR) atuando em parceria, é que também está com a sua estrutura dedicada exclusivamente para o atendimento não COVID-19 tomada. Precisamos da colaboração de toda a população, que cada um faça a sua parte e mantenha os cuidados individuais e coletivos”, alerta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Fachada do Hospital São Vicente, com estátua na frente
São Vicente conta com 232 leitos exclusivos para Covid-19

Para alcançar a ampliação de mais 20 leitos em 24h,o HSV transferiu o Pronto Socorro Geral para o Pronto Socorro Ortopédico,  localizado na entrada pela rua Anchieta. “A imensa estrutura do HSV está tomada pelo atendimento COVID-19. A pressão está intensa. O vírus só circula com a carona dada pelas pessoas. Se não há movimentação, não há circulação de vírus. É essencial a colaboração de todos”, ressalta.

Números
Na semana passada, Jundiaí havia vivenciado a pior semana de toda a pandemia,  com o recorde de 129 internações, 48% mais que no pior pico do ano passado, quando foram registradas 99.

Contudo, entre os dias 15 ao meio-dia de domingo (21) , o número foi ainda maior, 173 pessoas deram entrada no HSV com COVID-19.

O resultado reflete o que acontece nos serviços de atendimento exclusivo COVID-19 da cidade. Na semana anterior foram registrados 3,6 mil pessoas em busca de atendimento entre as  Unidades Sentinelas de Jundiaí é PAs exclusivos  COVID-19. Desse total, 50% tem positividade para a doença é 10% desenvolverá a forma grave da doença.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/21/sao-vicente-faz-ampliacao-de-20-leitos-e-chega-a-100-da-sua-capacidade-estrutural/