Políticas para a Infância de Jundiaí viram podcast do Instituto Cidades Sustentáveis

Publicada em 24/03/2021 às 16:02

A convite do Instituto Cidades Sustentáveis, o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou, em entrevista remota realizada na manhã desta quarta-feira (24), as políticas públicas para a Infância em prática no Município. O conteúdo apresentado irá se tornar um episódio da série de podcasts “Futuros Urbanos” do Instituto e contou com a participação do gestor da Unidade de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

Luiz Fernando compartilhou os detalhes e a construção das práticas municipais, como o conceito do Mundo das Crianças e o funcionamento do Comitê das Crianças; programas municipais de destaque, como as Ruas de Brincar, Entre a Casa e a Escola e Pé de Infância; as redes internacionais de que o Município faz parte, como a Urban95 e a Rede Latino-americana Cidade das Crianças; além das instituições parceiras, como o Instituto Alana e as Fundações Bernard van Leer e Maria Cecilia Souto Vidigal.

“O investimento na Infância é mais um motivo que atesta o protagonismo de Jundiaí, que é a sétima economia do Estado e a 17ª do País e que atualmente conta com uma das menores taxas nacionais de mortalidade infantil. Na prática, além de todos os programas e iniciativas no assunto que a Prefeitura desenvolve, nosso Plano Diretor e nosso Plano Plurianual, que trata do horizonte dos investimentos do Município, possuem um capítulo especial só para tratar da infância. Pelo olhar que temos, costumo brincar que em Jundiaí a brincadeira é levada a sério. Este é o meu apelo aos meus colegas prefeitos, pois depende das cidades o desenvolvimento de todo um país, e também meu convite para que, quando a situação permitir, nos visitem e atestem tudo o que por nós é hoje aqui apresentado”, compartilhou Luiz Fernando.

Tela de computador com três pessoas, dois homens e uma mulher, conversando por meio de ferramenta de bate-papo on-line
Luiz Fernando apresentou os detalhes e a construção das práticas municipais referentes à Infância

O prefeito apresentou ainda o modelo de gestão por plataformas. “Da mesma forma como o cidadão enxerga a Prefeitura como um todo, trabalhamos para que as Unidades de Gestão, as antigas secretarias, não atuem como ilhas e enxerguem também o cidadão em todos os seus aspectos, sob uma análise sem desconexões. Na própria experiência do desemparedamento das salas de aulas, tivemos diversas Unidades envolvidas e esse modelo já motivou visitas de grandes redes educacionais do país. Isso nos alegra, pois Jundiaí sempre esteve aberta para compartilhar e aprender de outras experiências, criando um ecossistema de cidades que trabalhem de modo colaborativo”

Segundo a mediadora do debate, Luanda Nera, o convite a Jundiaí foi motivado por sua construção de desenvolvimento sustentável que decidiu ouvir as crianças. “É um alívio neste contexto tão triste de pandemia ver que Jundiaí enxerga a criança não na perspectiva do futuro, mas, como nas palavras do prefeito, uma preocupação no presente. Também nos chamou a atenção como essas questões da Infância têm a Cultura a porta de entrada para discussão dentro do governo municipal”.

Peroni compartilha os resultados das parcerias e a importância da adesão da sociedade. “Pensar sob a ótica das crianças e o apoio que temos recebido das instituições e pessoas parceiras, como o próprio professor Francesco Tonucci, têm nos permitido não só vivenciar uma nova realidade para a cidade como mudar as perspectivas. Não somos uma cidade amiga das crianças, onde os adultos tomam decisões por elas, mas somos a Cidade das Crianças, pois em Jundiaí as crianças são ouvidas e, a partir de suas contribuições, partimos para a execução. E isso passa pela Cultura, pois quando frisamos a importância do brincar, do cantar e do contar histórias, isso carrega aspectos sociais e geracionais, que tudo têm a ver com Cultura e com o caráter multiplataforma e transversal que o governo municipal imprimiu nas políticas públicas nos últimos anos”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/24/politicas-para-a-infancia-de-jundiai-viram-podcast-do-instituto-cidades-sustentaveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original