Jundiaí é escolhida como referência pela rede mundial de Cidades das Crianças
Publicada em 26/03/2021 às 16:44Jundiaí foi escolhida pela rede mundial de Cidades das Crianças como referência para interlocução com cidades, universidades e instituições interessadas em adesão ou realização de estudos. A intenção foi apresentada nesta semana em reunião on-line com o pedagogo italiano Francesco Tonucci, que é o idealizador do conceito de Cidade das Crianças, e pela articuladora da rede para a América Latina, Lorena Morachimo, com o prefeito Luiz Fernando Machado e gestores da Prefeitura.
Integrante da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças desde outubro de 2018, a nova indicação é um reconhecimento ao protagonismo e boas práticas de Jundiaí para a Infância, exigências da rede, como a criação do Comitê das Crianças para a realização da escuta das crianças e a implantação de projetos e programas que, efetivamente, garantam o protagonismo e a autonomia das crianças na cidade. Atualmente, a rede mundial é composta por 200 Cidades das Crianças.
“Esta indicação é mais um reconhecimento pelo protagonismo de Jundiaí e eleva a uma potência internacional nossa capacidade em compartilhar exemplos de eficiência em políticas públicas, neste caso, voltadas para a Infância. Temos feito na Prefeitura um exercício entre os gestores para que, escutando o que as crianças têm a dizer, construam uma cidade cada vez melhor para elas. Isso passa desde a redução da taxa de mortalidade da cidade para uma das menores do país até, por exemplo, fazer um exercício de escutar as sugestões das crianças para que tenham mais conforto no trajeto a pé até a escola, já que cerca de 60% dos quase 40 mil alunos da rede municipal costumam caminhar até as unidades escolares”, comenta Luiz Fernando.
O gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores para o assunto da Infância na Prefeitura, explica os próximos passos após o anúncio. “A exemplo do que já acontece com Rosário, na Argentina, que foi a pioneira na América Latina na adesão à rede há três décadas, o modelo jundiaiense de boas práticas para a Infância é reconhecido oficialmente como inspiração a outros Municípios ou instituições. Isso significa, na prática, que nos tornamos um ponto de disseminação do conceito e do projeto, com o importante amparo da rede e dos importantes parceiros por ela indicados. Os próximos passos serão as formalizações e tratativas necessárias para o aprofundamento deste novo papel de Jundiaí”.
Também participaram do encontro a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, que compartilhou a experiência do Município de desemparedamento na volta às aulas, e a diretora de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano (UGPUMA), Sylvia Angelini, que explicou as diretrizes e políticas adotadas pela Prefeitura levando em conta apontamentos resultantes da escuta da criança na cidade.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original