Jundiaí implanta Unidade Sentinela 24h no Vetor Oeste e amplia atendimento em territórios

Publicada em 29/03/2021 às 12:41

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí mantém avaliação diária do cenário epidemiológico na cidade, desencadeando ações necessárias de maneira antecipada, sempre com o objetivo de conter a disseminação do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, e oferecer atendimento de maneira rápida aos moradores de Jundiaí. Com esse foco, a partir do dia 1º de abril, será montado no complexo da Clínica da Família/UPA Vetor Oeste, Unidade Sentinela 24h para o atendimento aos casos da região Oeste. Para a viabilização, o aparato montado no PA Exclusivo COVID-19 Argos foi deslocado para o Novo Horizonte, que terá a capacidade de atendimento para 250 pessoas por dia.

“A estrutura de Unidades Sentinelas e Prontos Atendimentos Exclusivos são itinerantes. São montadas onde há a necessidade de maior atendimento em determinado momento. É acesso ao sistema de Saúde, com qualidade e rapidez, exigência da doença COVID-19. Quanto mais rápido foi o acolhimento, o atendimento e o encaminhamento, seja para isolamento domiciliar acompanhado pelas equipes da Central de Monitoramento COVID-19, ou para um leito de internação, mais chances de sucesso na luta contra a doença”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Com Unidade Sentinela 24H, o complexo UPA/Clínica da Família centralizará todos os atendimentos para suspeitos COVID-19 da região Oeste

De acordo com levantamento realizado pelo CEC, entre os equipamentos específicos para atendimento a pacientes com síndrome gripal, ou seja, suspeitos de COVID-19, o Pronto Atendimento Central é o equipamento que vem apresentando o maior numero de atendimentos, seguido do binômio UPA/Clínica da Família e Pronto Atendimento (A) Exclusivo COVID-19 Hortolândia.

Atendimento para pessoas com sintomas gripais é feito em serviços específicos na cidade

A região Oeste da cidade, por ser a maior e mais populosa da cidade, tem destaque no número de casos da doença. “Para evitar o deslocamento dessa população, bem como ampliar o número de leitos exclusivos para pacientes COVID-19 em Jundiaí, há uma semana foi feita a adequação dos leitos existentes na UPA para a internação específica para a doença. Com a montagem da Unidade Sentinela 24H no local, o atendimento será completo”, completa o gestor, lembrando que as medidas preventivas de distanciamento e isolamento social, uso de máscaras e higienização de mãos e de espaços devem continuar sendo praticados por todos.

Demais regiões
Garantindo o acesso a todas as regiões, foram feitas adequações na rede de atendimento COVID-19. Os atendimentos para os moradores da região Norte e Leste – que serão realizados até o dia 31 no PA Exclusivo COVID-19 Argos – são direcionados para o PA Central 24h, Unidade Sentinela Jardim do Lago (exclusivamente COVID-19) ou PA Exclusivo COVID-19 Vila Hortolândia, que tiveram as equipes reforçadas para o atendimento.

No PA Central, localizado próximo ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV), o espaço passará a contar com leitos de internação a partir desta semana. Já a Unidade Sentinela Jardim do Lago, o atendimento é das 7h às 19h, mesmo horário do atendimento do PA Exclusivo COVID-19 da Vila Hortolândia. Os endereços podem ser conferidos na página Coronavírus, do portal da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/29/jundiai-implanta-unidade-sentinela-24h-no-vetor-oeste-e-amplia-atendimento-em-territorios/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original