Novas instalações e série de vídeos informativos reforçam campanha “Jundiaí Pé de Infância”

Publicada em 01/04/2021 às 09:00

Cada vez mais espaços do Município têm recebido a identidade visual e as instalações do “Jundiaí Pé de Infância”, campanha divulgada pela Prefeitura que tem como proposta incentivar o desenvolvimento da Primeira Infância (período até os seis anos de idade da criança). Outra novidade é a divulgação nas redes sociais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e da Prefeitura de vídeos produzidos pela Allma Hub, idealizadora da campanha, para os 14 Municípios brasileiros que, como Jundiaí, fazem parte da Rede Urban95.

Jardim de residência antiga, com gramado, árvores, banco sob pergolados com plantas e peças de madeira envernizada
Ainda que fechados para o público por conta da pandemia, jardins do Solar receberam novas instalações da campanha

Diversas são as parcerias e iniciativas da Prefeitura nos últimos anos para o desenvolvimento de políticas públicas para a Infância, como a adesão à Rede Latino-americana de Cidades das Crianças em outubro de 2018 e a própria adesão, em dezembro do ano passado, à Rede Urban95, rede constituída pela Fundação Holandesa Bernard van Leer que visa melhorar dois fatores no desenvolvimento infantil: dos pequenos de até 95 centímetros: a qualidade e a frequência das interações entre os pequenos de até 95 centímetro e seus cuidadores, e o bem-estar desses cuidadores, por meio de fatores como a oferta de serviços, espaços públicos, transporte, planejamento e gerenciamento de dados.

A série de vídeos ilustra como, na prática, os adultos podem estimular o desenvolvimento infantil através da brincadeira, do resgate a canções do passado, jogos de imitações, estímulos sensoriais e contação de histórias. Tudo com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), feita também por diferentes crianças.

Além dos banners instalados em prédios públicos, como o Paço Municipal e o Teatro Polytheama, e das pinturas de chão e de pontos de ônibus na cidade, outros espaços ganharam as pinturas e instalações da campanha. Entre os exemplos estão a avenida Nove de Julho, que ganhou placas ilustrativas ao longo do canteiro central; a praça José Penteado Siqueira, no jardim Copacabana, que recebeu pinturas e brinquedos; os contêineres transformados nos novos vestiários do complexo esportivo Francisco Gastaldo, no Morada das Vinhas, doados pela Delta Contêineres S/A via Rede Jundiaí de Cooperação; além do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, onde foram instalados novos brinquedos de madeira para trabalhar o equilíbrio infantil nos jardins e na casa da árvore.

CONFIRA AS FOTOS DAS INSTALAÇÕES DA CAMPANHA

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que integra o grupo técnico de trabalhos na Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, reforça a importância da adesão de toda a sociedade. “O Pé de Infância é um projeto de mudança de comportamento. Pela cidade você poderá observar cartazes, banners, calçadas, fachadas de escolas e pontos de ônibus em que dizemos que aqui em Jundiaí tem Pé de Infância. A gente quer uma mudança de comportamento de fato e quer que você venha com a gente nesta proposta de cantar, contar histórias e brincar todo os dias com as crianças. Aqui as crianças pequenas, de zero a seis anos, são nossa prioridade. Nós assumimos este compromisso, para que você, junto com a gente, faça a diferença na vida dessas crianças!”

Detalhes de carros transitando em avenida, com árvores e placas de trânsito ao fundo
Placas da campanha ao longo da avenida Nove de Julho reforçam a importância do brincar para o desenvolvimento infantil

Confira o vídeo 1:

Confira o vídeo 2:

Confira o vídeo 3:

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/01/novas-instalacoes-e-serie-de-videos-informativos-reforcam-campanha-jundiai-pe-de-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original