Agronegócio oferece análise de solo gratuita para produtores rurais

Publicada em 06/04/2021 às 17:26

Para aprimorar a qualidade do solo e consequentemente a produtividade e ainda ajudar o meio ambiente, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) oferece aos produtores rurais de Jundiaí o programa “Fertilidade de Solo”, um serviço gratuito de análise do solo.

Apesar de Jundiaí estar enquadrada na Fase Emergencial do Plano São Paulo de Retomada Econômica, o programa é considerado essencial. “A produção rural não pode parar e estamos atendendo os produtores rurais dentro das diretrizes de segurança sanitária. Orientamos os produtores como deve ser feita a coleta do solo, agendamos um horário e recebemos a amostra para ser enviada para a análise. No site da Prefeitura há um link (www.abastecimento.jundiai.sp.gov.br/programas-do-departamento-de-agronegócio/programa-de-fertilidade-de-solo/) que apresenta o ‘passo a passo’ da coleta de solo”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder. 

O resultado sai em até 15 dias e apresenta a indicação para a correção, quando necessária. A análise avalia não somente a questão físico-química, que é a composição dos nutrientes, quanto a parte física da terra, a formação entre areia, silte e argila. “É uma análise completa, inclusive do mesmo tipo que é solicitado por bancos quando produtores precisam solicitar financiamento”, detalha Isabel. 

Imagem mostra as mãos de uma pessoa segurando um punhado de terra escura, abaixo, mais terra no chão.
Análise de solo é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Jundiaí

O produtor de uva niágara, Valmir Panzan, conta que já utilizou o serviço oferecido pela Prefeitura. “Sempre fui muito bem atendido e o serviço é ágil. Se não fosse esse programa oferecido gratuitamente pela Prefeitura, eu não conseguiria fazer o monitoramento do solo com tanta frequência. Essa análise é muito importante, pois quem faz cultivo há muito tempo sabe que o solo pode apresentar resíduos. As análises apresentam se há excesso de fertilizantes ou não. Com isso, conseguimos controlar melhor a produção, sem prejudicá-la por conta do excesso de adubação”, explica. 

Em média, a UGAAT realiza 170 análises de solo por ano. Os produtores rurais interessados em utilizar o programa Fertilidade de Solo podem entrar em contato pelo 4589-8581, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/06/agronegocio-oferece-analise-de-solo-gratuita-para-produtores-rurais/