Prefeitura de Jundiaí realiza acompanhamento em pacientes pós-COVID-19

Publicada em 06/04/2021 às 09:26

Os pacientes que apresentam sequelas pós-COVID-19 contam com tratamento gratuito oferecido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS). O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, que faz a avaliação dos pacientes após o recebimento da  alta do Hospital São Vicente (HSV). 

“Com o relatório de comunicação do hospital, é feita a busca ativa do paciente pela nossa equipe e agendada uma teleconsulta com médicas clínicas e pneumologistas. Se for constatado que não há sequelas, o paciente segue na Unidade Básica de Saúde próxima à residência, caso seja necessário o tratamento, ele é encaminhado para o Ambulatório Pós-COVID-19”, explica a geriatra e referência técnica da Saúde do Ambulatório Pós-COVID-19, Patrícia Ledo Martins Costa. 

Ao chegar no Ambulatório, o paciente é avaliado, orientado pela equipe multidisciplinar e encaminhado para continuidade do cuidado. Quem precisa de tratamento mais intensivo é encaminhado para Reabilitação no Centro de Reabilitação Jundiaí (CRJ). 

Imagem mostra médica, com estetoscópio no pescoço, jaleco branco, escrevendo em prontuário, enquanto faz atendimento de paciente, que está de costas, com camiseta azul.
Tratamento no Ambulatório Pós-Covid é gratuito

Gilson Lopes, pegou a COVID-19 no fim de janeiro e ficou internado por 10 dias, inclusive em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após a alta, recebeu uma ligação para a realização de teleconsulta. “No atendimento já pediram exames e enviaram medicamentos. Eu sentia muita canseira, ao ponto de ser difícil tomar banho, além de perceber falta de memória. Já identificaram alteração na questão cardíaca e pressão. Estou fazendo tratamento com fisioterapeuta e psicóloga. Só tenho elogios, o atendimento é excelente”, comenta. 

Após a conclusão dos tratamentos, o paciente retorna para nova consulta no Ambulatório Pós-COVID-19. “Analisamos a evolução e a necessidade de seguir ou não com algum acompanhamento mais específico com cardiologista ou pneumologista, por exemplo”, lembra Patrícia. 

Elisa Fatica Canna, 72 anos, passou pelo tratamento no Ambulatório Pós-COVID-19 em 2020, após ficar 12 dias internada, sendo 10 em UTI no São Vicente. “Como eu sentia cansaço e um pouco de falta de ar, a equipe me indicou para fazer fisioterapia. Depois das sessões eu me senti muito melhor e tive alta. Já passei por dois retornos no Ambulatório e tenho mais uma consulta. Apesar da alta, eu continuo a fazer o acompanhamento na UBS do Jardim Esplanada, inclusive tenho retorno já agendado para levar o resultado dos exames no começo de abril”, conta a munícipe que ainda complementa “fui muito bem atendida, tanto no hospital enquanto fiquei internada, como no Ambulatório da doença”, elogia Elisa, que comemora por também já ter recebido a primeira dose da vacina.

Imagem mostra fisioterapeuta ao lado do paciente que fez exercícios
Gilson Lopes faz tratamentos no Ambulatório Pós-Covid oferecido gratuitamente pela Prefeitura

O Ambulatório Pós-COVID-19 foi montado em meados de 2020. “Percebemos que muitos pacientes apresentavam muita fragilidade como falta de ar, fraqueza muscular, além de questões psicológicas após a doença que precisavam de tratamento. Decidimos então fazer a separação desse atendimento, uma vez que o fluxo é específico para agilizar a recuperação dos pacientes. Os tratamentos são realizados pelo tempo necessário e totalmente gratuitos”, comenta o gestor da Unidade de Promoção da Saúde, Tiago Texera. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/06/prefeitura-de-jundiai-realiza-acompanhamento-em-pacientes-pos-covid-19/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original