NASF adequa atendimento para promoção da Saúde durante a pandemia

Publicada em 11/04/2021 às 15:00

Apesar das mudanças impostas pela pandemia do Novo Coronavírus, a Saúde da Prefeitura de Jundiaí tem adequado serviços para manter o atendimento à população. Exemplo é o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), que desenvolve ações em todos os territórios com foco no cuidado e na promoção da qualidade de vida entre a população.

O NASF-AB modificou várias de suas atividades, antes feitas de forma coletiva, para atendimentos individualizados para garantir o acesso à população. Segundo Pâmela Mango, coordenadora do NASF-AB em Jundiaí, “logo no começo da pandemia, em março de 2020, foram feitos atendimentos on-line, envio de vídeos para os usuários e via telefone para famílias vulneráveis e casos mais complexos foram atendidos individualmente. Com o passar dos meses percebemos que além das ofertas à distância, foi necessário ampliarmos também os atendimentos individualizados”. As atividades do NASF-AB ampliam as ofertas de cuidado realizadas pela Atenção Básica. As equipes se organizam e estruturam atividades para a população, conforme as demandas mais prevalentes.

Dona Nadir Souza conta com o apoio da equipe do NASF para se manter saudável

Dona Nadir Vieira de Souza, 57 anos, dona de casa e moradora do bairro Vila Aparecida, frequentava as atividades com a equipe do NASF-AB há pelo menos cinco anos. Em tempos pré-pandemia, ela passava com a fisioterapeuta e fazia aulas de ginástica acompanhada pela educadora física. Agora, sem a possibilidade de socialização em virtude da COVID-19, os atendimentos são realizados de maneira virtual, seja por meio de ligações via aplicativo de mensagens ou atendimentos presenciais individuais, porém a socialização e aglomeração não são possíveis, mas isso não é impeditivo para Dona Nadir contar com o apoio dos profissionais do NASF. “Converso com os profissionais periodicamente. Assim, me passam atividades que posso fazer para me manter saudável, cuidados com a alimentação e exercícios para manter a mente e o corpo bem”, conta.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/11/nasf-adequa-atendimento-para-promocao-da-saude-durante-a-pandemia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original