IV SAP apresenta palestra sobre saúde emocional dos educadores e a importância do desemparedamento

Publicada em 14/04/2021 às 15:29

Em continuidade ao IV SAP, que neste ano passou a ser o Semestre de Atualização Pedagógica, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou nesta quarta-feira (14) a palestra “É possível manter-se saudável e reinventar-se como educador na pandemia?”. O evento foi transmitido pela TVTEC.

A Unidade de Gestão da Educação tem como um dos pilares das políticas públicas educacionais os cuidados com seus educadores e, por isso, desenvolve o programa “Arte, o Movimento e Eu”. “Atividade voltada para os educadores da rede, para que também tenhamos as possibilidades de cuidar de cada um e de todos ao mesmo tempo. A UGE tem procurado abordar o tema da saúde emocional dos educadores, das famílias e dos alunos com vistas às possibilidades de interação e integração, melhorando não somente o relacionamento entre os pares, mas também fazendo com que as pessoas possam olhar para si mesmas”. enfatiza a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Clínica e Educacional e Especialista em Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem formada pela PUC – Campinas, Roberta Tavares Lopez, que explanou sobre o atual momento vivido e sobre a fadiga pandêmica, que pode ser desenvolvida por algumas pessoas. “A situação que estamos vivendo requer uma capacidade de adaptação muito grande, sendo necessário o uso de recursos físicos e emocionais.  Por conta disso, muitos problemas aparecem e pode ser desenvolvida a fadiga pandêmica, um quadro de estresse, cansaço físico e mental”, comentou.

imagem mostra tela dividida em duas, com um mulher em cada uma delas
Roberta falou sobre a importância do autocuidado para preservar a saúde mental

O autocuidado neste momento é muito importante. “É preciso estar muito atento às necessidades básicas: alimentação adequada, sono, atividade física e lazer, é preciso reservar tempo para esses quatro pontos. Conversar com outras pessoas sobre nossas dificuldades e contar com rede de apoio para não sentirmos que estamos sozinhos também é fundamental”, orienta a psicóloga.  

A importância do desemparedamento.

O “desemparedamento da infância” vem sendo preconizado pelo programa Escola Inovadora e foi elogiado pela palestrante que ainda comentou que a metodologia é muito interessante, pois estimula essa busca e vivência dos alunos. “Dados científicos apontam que as crianças na natureza conseguem se manter mais atentas, mais tranquilas. Então os espaços ao ar livre da escola precisam ser aproveitados. Natureza é saúde e a curiosidade natural da criança precisa ser aproveitada por meio do desemparedameto”, afirmou Roberta. 

A SAP faz parte do pilar “Formação continuada” do programa Escola Inovadora. O tema deste ano é “O desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de novas aprendizagens: diferentes cenários para a reabertura das escolas”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/14/iv-sap-apresenta-palestra-sobre-saude-emocional-dos-educadores-e-a-importancia-do-desemparedamento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original