Assistência Social promove formação sobre a garantia de direitos da criança e do adolescente
Publicada em 15/04/2021 às 10:33A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou na tarde desta quarta-feira (14) uma formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SDG). O encontro on-line foi promovido como uma das iniciativas do Núcleo Permanente de Estudos (NEP) da UGADS e em parceria com os Conselhos Tutelares.
A formação contou com a participação especial do dr. Murillo Digiácomo, que é procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa (Portugal). Participaram do encontro cerca de 50 profissionais, entre servidores da UGADS, da Unidade de Gestão de Educação, dos Conselhos Tutelares, além de representantes das Organizações da Sociedade Civil contratadas pela Prefeitura para a prestação de serviços como de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias.
Digiácomo frisou a importância do trabalho em rede. “É necessário que a rede de proteção seja intersetorial e interdisciplinar para que ela consiga ser efetiva na prevenção e no atendimento posterior às crianças, aos adolescentes e às suas famílias, pois é preferencialmente no contexto familiar que se garante proteção. Além dessa articulação entre os entes internos, é também fundamental que a rede dialogue, por exemplo, com a sociedade, com o sistema Judiciário e com a mídia, criando espaços de diálogo e de escuta, também para compreender quais são as demandas da sociedade e possa indicar os entes técnicos competentes e qualificados para o atendimento de cada caso”.
A diretora da Departamento de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, ressaltou as iniciativas de escuta da criança e do adolescente já existentes em Jundiaí. “Em Jundiaí, a grande preocupação da Prefeitura com a Infância pode ser vista em diversas iniciativas, como o próprio Comitê das Crianças, que realiza reuniões periódicas para que os integrantes apresentem propostas para a administração pública sobre espaços para brincar e fortalecer a convivência familiar. Outra iniciativa é a escuta especializada para casos de violência contra a criança e o adolescente, evitando a revitimização dos mesmos ao precisar narrar o fato a diferentes pessoas.”
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original