Diretores das escolas e rede socioassistencial realizam encontro de aproximação

Publicada em 16/04/2021 às 12:15

As Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Educação (UGE) realizaram na tarde desta quinta-feira (15) um encontro de aproximação on-line com os diretores da rede municipal de ensino. Além da apresentação da política da Assistência Social e dos equipamentos vinculados à rede socioassistencial no Município, os participantes também puderam dialogar sobre o estabelecimento de fluxos integrados entre as duas Unidades de Gestão no atendimento à população em situação de vulnerabilidade e agravamentos por conta da pandemia.

Além dos diretores e supervisores da UGE, também participaram do encontro os Coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que fizeram a apresentação dos serviços disponíveis e públicos prioritários.

Mosaico de reunião on-line com telas em que aparecem rostos e fotos de participantes
Participantes dialogaram sobre o estabelecimento de fluxos integrados para o atendimento à população mais vulnerável.

Segundo a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, o momento exige ação conjunta para a prestação do serviço aos mais vulneráveis. “Os reflexos doloridos da pandemia nas vulnerabilidades sociais trouxeram ainda mais relevância ao trabalho em plataformas que já vínhamos desenvolvendo na Prefeitura. O que une os serviços das duas Unidades é o atendimento aos cidadãos. Portanto, este diálogo mais aproximado entre as direções das unidades escolares e os coordenadores de Cras é só um primeiro passo de um percurso que queremos construir juntos”.

A gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, explicou a atuação da Unidade durante a pandemia. “A fim de coordenar a entrega pela Prefeitura das mais de 56 mil cestas básicas no último ano, realizamos um trabalho de cruzamento de dados para que os benefícios chegassem a cada vez mais pessoas, evitando eventuais casos de duplicidades para um mesmo beneficiário. Isso só foi possível graças à identificação, nos territórios, de atores que nos auxiliassem nesse mapeamento. Entendemos que as escolas também podem auxiliar a UGADS nessa tarefa. Por isso, queremos construir um fluxo conjunto com a Educação, que por sua capilaridade, consegue não só dar o seu olhar especial no acompanhamento das famílias vulneráveis a partir do aluno, como também encaminhar para os Cras os casos que necessitem de acompanhamento técnico”.

Uma nova reunião entre os representantes será agendada em data futura para avaliar os encaminhamentos indicados no encontro desta quinta-feira (15).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/16/diretores-das-escolas-e-rede-socioassistencial-realizam-encontro-de-aproximacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original