Professoras de Jundiaí são premiadas por boas práticas na pandemia

Publicada em 16/04/2021 às 15:33

Como resultado do programa Escola Inovadora, três professoras da rede municipal de ensino se destacaram e foram selecionadas pelo “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia: Adriana Cristina Pereira (EMEB Edward Aleixo), Daniela Schincariol (EMEB Haydee Mojola) Márcia Mendonça de Souza (EMEB Paulo Gonçalves de Melo).

O prêmio, promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Social, elegeu 100 vencedores de um total de 700 práticas inscritas. A iniciativa garante visibilidade ao trabalho de professores que, diante dos desafios trazidos pela Covid-19 e pelo ensino remoto, estiveram na linha de frente, comprometidos com a aprendizagem.

A professora Márcia Mendonça foi destaque da região Sudeste pelo trabalho realizado com crianças de 6 meses a 1 ano e meio, que ainda não mexem no celular. Para isso, ela precisou contar com a colaboração dos pais. “Primeiro tive que entender as dificuldades enfrentadas por eles. Para atender a todos com qualidade, optei por fazer atendimentos individuais. Essa ação surtiu um ótimo resultado, criou vínculo com a família. Receber a premiação foi muito gratificante, o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe da escola e também dos pais, pois sem a participação de todos não teria sucesso com as práticas”, conta a professora que desenvolveu um trabalho com bastante interação com contação de histórias e gravação de vídeos.

Imagem mostra tela de computador, dividida em quatro, com mulher loira apresentando atividades. Em uma das telas, mulher está com uma criança ao lado, que segura um violão.
Professora Márcia foi destaque da região Sudeste

Docente há mais de 20 anos, Daniela Schincariol também atribui o êxito do trabalho desenvolvido à parceria da escola e dos familiares. “O vínculo com o grupo foi importante para ter a boa resposta das famílias, que participaram mesmo que de maneira remota”, explicou. O trabalho desenvolvido por Daniela com os alunos de cinco anos focou no brincar. “A principal linguagem da criança é o brincar, é por meio dela que elas exploram, desenvolvem o autoconhecimento e a aprendizagem fica mais prazerosa e natural”, alega Daniela.

Imagem mostra duas mulheres sentadas em um parquinho infantil. Uma delas segura um livro enquanto a outra faz vídeo por celular.
Daniela focou nas atividades do brincar com seus alunos durante a pandemia

Adriana Pereira conta que, durante uma das formações realizadas pela rede municipal, ouviu uma frase da gestora Vastí Ferrari Marques, que a motivou: ‘não podemos deixar nenhuma criança para trás’. A partir disso, a professora levou as atividades da sala de aula para o virtual. “Sempre fiz dramatizações com os alunos e para me reinventar durante a pandemia, levei essa atividade para o virtual, mas envolvendo as crianças e os pais. Como moro no bairro da escola, mantive todas as normas de segurança sanitária e fui na casa das famílias convidá-los a participar do teatrinho. O prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua.

Imagem mostra duas mulheres e uma criança, que segura um papel e uma máscara de porquinho. Eles estão com máscara e em frente a um portão aberto.
Adriana montou um teatro virtual e fez o convite pessoalmente para as famílias

Escola Inovadora

A Prefeitura de Jundiaí desenvolve, dentro do programa Escola Inovadora, implantado na gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, diversas ações e investimentos na formação dos profissionais para que os professores aperfeiçoem suas práticas.

“O compromisso é manter a qualidade do processo educacional, apesar dos desafios trazidos pela pandemia. Superamos a meta do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, porque temos uma equipe escolar comprometida em transmitir conhecimento e colaborar com a formação das nossas crianças, afirma o prefeito.

Para a gestora da Unidade de Educação, o prêmio consolida as práticas desenvolvidas pelas professoras ao enfrentarem o grande desafio do ensino remoto durante o período da pandemia. “É com orgulho que parabenizamos as professoras, que se inovaram e se reinventaram para levar a aprendizagem para esses alunos tão pequenos”, diz Vastí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/16/professoras-de-jundiai-sao-premiadas-por-boas-praticas-na-pandemia/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original