Dia Nacional do Livro Infantil: literatura é importante instrumento de aprendizagem

Publicada em 18/04/2021 às 10:00

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril. A data foi escolhida porque nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. O livro é um importante instrumento para a aprendizagem e pode ser incluído na rotina da família nos primeiros anos de vida da criança. 

Mesmo durante as fases mais restritivas do Plano São Paulo, a Biblioteca Municipal Nelson Foot mantém atividades por meio de plataformas digitais, como redes sociais, para incentivar a leitura de textos infantis, como o projeto “Leiturinha em Casa”, uma adaptação do “Leiturinha em Foco”.  A atividade vai ao encontro do reconhecimento da literatura como uma possibilidade de formação e de aprimoramento do saber, dentro do programa Escola Inovadora, criado na gestão do prefeito Luiz Fernando Machado. 

No projeto, as leituras e contações virtuais são realizadas pela autora de livros infantis e coordenadora pedagógica do Departamento de Fomento à Leitura, Cíntia Fontolan, que explica a importância da literatura no aprendizado. “A leitura traz conhecimento de maneira leve e com metáforas que facilitam o entendimento. Muitas mães já fazem leituras para os bebês enquanto ainda são gestantes. O importante é fazer da leitura um momento agradável e não obrigação. Tudo muda quando o adulto faz a leitura junto”, conta a autora dos livros infantis “Leão da caixa” e “Uma bela  paisagem com jogo de cores”.

Imagem mostra menina, mulher e menino bebê lendo o livro Menina bonita do laço de fita, sentandos em cama.
Laís, Ana Carolina e Isaac: família cultiva o hábito da leitura

Na casa da cozinheira Ana Carolina Henrique dos Santos, a leitura está presente e é uma grande paixão da pequena Laís, de 6 anos. “Ela ganhou o primeiro livro antes mesmo de nascer, ainda no chá de bebê. Já percebi que o mundo lúdico proporcionado pela leitura ajuda muito na imaginação e até mesmo na fala da Laís. Agora que ela começou a ser alfabetizada, passou a ler as primeiras palavras no seu livro preferido “Menina bonita do laço de fita”, afirma a mãe, que relata também que para o filho Isaac, de 7 meses, os livros de banheira já ganharam espaço na rotina. 

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Biblioteca Municipal Nelson Foot promove uma live na segunda-feira (19), às 19 horas, com o tema “Dentro do baú de Lobato Tem o Quê? – A literatura infantil e a sua ludicidade”, com a participação do autor e educador Márcio Martelli, do autor, ilustrador e professor José Felício e convidados.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo pessoal


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/18/dia-nacional-do-livro-infantil-literatura-e-importante-instrumento-de-aprendizagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original